Coordenador : Érika Cristine Ilogti de Sá
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 401657.2247.377352.05022024
Departamento/Setor: GLC
Área Temática : Trabalho
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O projeto envolve cinco docentes lotados no Setor de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense. Esses docentes serão responsáveis por ministrar as aulas do projeto. À coordenadora, além dessa função, caberá também a função de orientar até dois discentes extensionistas voluntários que assistirão a todas as aulas para poder construir as atividades das oficinas com exercícios, os quais precisam ser passíveis de serem usados nas diversas salas de aula.
Local de atuação: Instituto de Letras
Objetivo
1. Estimular docentes, principalmente os recém-formados na pandemia, em formação continuada, a adquirir conhecimentos que permitam (re)construir as suas práticas pedagógicas. 2. Fornecer aos discentes das universidades mecanismos para uma revisão de conceitos perdidos ou até mesmo não estudados durante o seu Ensino Médio e que, agora na universidade, se fazem necessários. 3. Oferecer à comunidade universitária uma possibilidade de (re)conhecer suas dificuldades na área e suprir uma carência de anos escolares. 4. Exercitar sobre as categorias morfossintáticas do português, além de possibilitar um aprimoramento nos conceitos gramaticais dos discentes. 5. Promover um conhecimento ampliado para alguns discentes que se interessarem pela área de morfossintaxe do português brasileiro.
Resumo
Projeto visa a atuar na Formação Continuada de docentes vinculados às redes pública e privada de ensino, através de curso híbrido (aulas síncronas e assíncronas), além de contribuir para atualização de futuros docentes – ainda graduandos que, devido ao ensino remoto na pandemia, lidam com um déficit em análise morfossintática. Objetivo é ofertar aos professores que não se sentem preparados e aos futuros professores uma série de aulas, em formato de curso de extensão – cujo título será Funções sintáticas no nível superior: definições, problematizações e exercícios - , sobre categorias sintáticas e algumas percepções sobre classes, além de oficinas, sobre como analisar estruturas sintáticas do período simples, na Educação Básica. Nessas atividades, o objetivo será o processo de aprendizagem das habilidades de Língua Portuguesa prescritas pelos documentos oficiais, focando na Norma Gramatical Brasileira (NGB), e na Gramática Tradicional. As oficinas serão oferecidas por voluntários que serão acompanhados ao longo do projeto pela equipe docente. Esses alunos também acompanharão as aulas para desenvolver atividades vinculadas ao projeto. Tais ações serão realizadas a partir dos embasamentos teóricos, no entanto, o foco não será ensinar teoria, mas sanar lacunas tradicionalmente existentes nos inscritos no curso. Os alunos voluntários do projeto receberão um acompanhamento separado dos demais para que tenham um aprofundamento das análises morfossintáticas. Nesse sentido, o projeto contempla o ensino e a extensão, pois atinge a comunidade externa à Universidade. Os materiais e resultados serão publicados em artigos e disponibilizados no relatório técnico final.