Aspectos Históricos, teóricos e metodológicos em Educação Matemática
Enviar um e-mail
Coordenador :
Paulo Roberto Castor Maciel
Ano:
2024
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo:
402942.2247.381934.05032024
Departamento/Setor:
DED
Área Temática :
Educação
Tipo:
Projeto
Local de atuação:
Angra dos Reis online
Objetivo
•Analisar as transformações do ensino da matemática ao longo da história, destacando os principais marcos e influências. •Investigar as teorias e abordagens pedagógicas que fundamentam o ensino da matemática em diferentes tempos. •Explorar metodologias de ensino inovadoras e eficazes na área da Educação Matemática. •Promover reflexões críticas sobre a relação entre a história, teoria e prática no ensino da matemática.
Resumo
A proposta desse projeto consiste em apresentar e refletir os aspectos históricos, teóricos e metodológicos relacionados com a Educação Matemática em diferentes tempos. As práticas escolares da disciplina de Matemática serão o grande foco deste projeto. O público alvo são licenciandos e professores que ensinam matemática. Entre as ações realizadas serão: criação de um grupo de estudo no formato online; palestras e oficinas. Além disso, tal projeto auxiliará no processo de curricularização da extensão nas disciplinas de Linguagem Matemática e Matemática Conteúdo e Método do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis da UFF.