Coordenador : Paulo Roberto Castor Maciel
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 1391.1.2025
Departamento/Setor: DED
Área Temática : Educação
ODS: EDUCACAO QUALIDADE
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público interno e externo à UFF - Previsão: null
Objetivo
Promover reflexão crítica sobre a Educação Matemática analisando suas transformações históricas e sua relação com contextos sociais políticos e econômicos Formar pesquisadores na área oferecendo orientações metodológicas elaboração de currículos Lattes e divulgação científica Articular teoria e prática por meio de atividades extensionistas oficinas minicursos materiais didáticos que aproximem a matemática da realidade escolar e comunitária Fortalecer a inclusão e a criticidade no ensino da matemática desmistificando sua imagem elitizada e destacando seu potencial transformador Contribuir para a formação docente no curso de Pedagogia da UFF integrando ações extensionistas às disciplinas de Linguagem Matemática e Matemática Conteúdo e Método
Resumo
O projeto de extensão quotAspectos Históricos Teóricos e Metodológicos em Educação Matemáticaquot visa articular a História da Educação Matemática com as demandas sociais contemporâneas promovendo uma reflexão crítica sobre o ensino da matemática e seu papel na formação cidadã Realizado em Angra dos Reis RJ e de forma remota o projeto tem vigência de janeiro de 2025 a janeiro de 2027 Por meio de palestras grupos de estudo cursos online minicursos e oficinas buscase resgatar a trajetória histórica da disciplina discutir metodologias de pesquisa e práticas pedagógicas além de incentivar a divulgação científica e a formação de novos pesquisadores O projeto também pretende fortalecer o diálogo entre universidade e sociedade demonstrando a relevância da matemática no cotidiano e sua potencialidade como ferramenta de inclusão e transformação social