Coordenador : Eda Maria de Oliveira Henriques
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 409649.2247.47707.24082024
Unidade/Órgão Adm.: ESE
Departamento/Setor: SFP
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Professores da Educação Básica da Rede Pública de Ensino e discentes de graduação do Ensino Superior Público.
Local de atuação: Universidade Federal Fluminense Faculdade de Educação Universidade de Brasília Faculdade de Educação Plataforma meet
Objetivo
A nossa proposta é criar um espaço de roda de conversa para uma produção artesanal de projetos, por isso a ideia do Ateliê, o qual consiste como ponto de partida na construção de uma narrativa de história de vida e profissional. São nossos objetivos: 1. Revisitar refletir e traçar experiências nas trajetórias de vida e formação 2. Tecer um projeto docente e/ou acadêmico, a partir das articulações destas experiências
Resumo
A proposta do Ateliê de Projetos, inspirado na proposta de Ateliê Biográfico de projetos de Delory-Momberger , consiste na possibilidade do aluno do curso superior e do professor de Educação Básica da Rede Pública de Ensino, na construção da narrativa de sua história de vida e formação, resgatar, refletir e compartilhar experiências relativas à estas trajetórias e ao exercício profissional no contexto escolar e criar dentro de um processo reflexivo, um projeto acadêmico e/ou docente, realizando um revisitar desta experiência ao modo de um balanço de vida e de formação. A proposta é possibilitar que alunos e professores possam, nesse espaço, resgatar e refletir sobre o seu capital de saberes e de saber fazer reunidos ao longo deste processo. Para isso, foram pensadas atividades em forma de roda de conversa, que poderão acontecer presencialmente ou no modo on-line, onde alunos de Curso Superior e professores da Educação Básica da rede pública, serão convidados a participar de encontros regulares onde irão elaborar narrativas de suas trajetórias através da mediação de diferentes linguagens artísticas (visuais e literárias). Tal proposta trabalha em uma dinâmica prospectiva, unindo três dimensões da temporalidade (passado, presente e futuro) que se articulam em um projeto de vida e formação.