Atlas Macacu: formação coletiva de professores
Enviar um e-mail
Coordenador :
Daniel Luiz Poio Roberti
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
401526.2258.260819.21022024
Departamento/Setor:
DGP
Área Temática :
Educação
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Nas diferentes fases de desenvolvimento da rede institucional de formação de professores de Cachoeiras de Macacu, participarão do projeto; representantes da secretaria de planejamento, geoprocessamento e habitação (SEPLAGH); secretaria de educação (SEDUC); professores do ensino fundamental anos inciais e de Geografia, História, Matemática, Língua Portuguesa, Artes e Educação Física e Ciência do município de Cachoeiras de Macacu e professores adjuntos da UFF - Angra dos Reis.
Local de atuação:
IEAR - Instituto de Educação de Angra dos Reis (UFF-Angra). Avenida do Trabalhador, no 179, Jacuecanga, Angra dos Reis – RJ CEP: 23914-360. Telefone: (24) 3365-1642;
Objetivo
- Objetivo geral: Desenvolver uma metodologia de trabalho formativo com a participação dos professores e pesquisadores do ensino básico e do superior para de uma maneira coletiva, inventiva e horizontalizada os professores da rede municipal possam criar soluções pedagógicas contextualizadas a partir do perfil de aluno e realidades escolares dos espaços em que eles atuam. Estas soluções inventivas tomarão como referências os temas sobre a economia local, população, economia e turismo do município de Cachoeiras de Macacu, presentes no Atlas Macacu; - Objetivo específico: Elaborar cursos de formação docente, propostas de metodologias ativas, oficinas didáticas e leituras dialogadas/problematizadoras para o exercício de uma reflexão crítica do uso do Atlas Macacu por parte do corpo docente e discente do município.
Resumo
Desde o ano de 2021, o projeto Atlas Macacu, uma parceria entre a prefeitura de Cachoeiras de Macacu e o Departamento de Geografia e Políticas Públicas do IEAR/UFF, desenvolve ações de pesquisa e extensão para a produção de uma Atlas Escolar e Turístico sobre o município supracitado. Este Atlas é diferente dos atuais comercializados pelo mercado editorial (seja comum ou didático), por ser um relevante instrumento pedagógico que facilita o ensino dos conteúdos escolares levando em consideração a escala da dimensão do vivido e por divulgar o potencial econômico, socioambiental e turístico da região. Em 2023, os exemplares do Atlas Macacu foram impressos com o apoio financeiro da prefeitura de Cachoeiras de Macacu e entregues aos alunos e professores da rede municipal de Cachoeiras de Macacu. A projeto de extensão intitulado Atlas Macacu: formação coletiva de professores que concorre ao edital de extensão no ano de 2024 tem por finalidade a formação de uma rede institucional colaborativa com vistas a planejar, executar/implementar e avaliar um conjunto de atividades de formação docente (curso, portfólios, trabalhos de campo, oficinas didáticas e leitura dialógica/problematizadora sobre material) com sugestões de uso do Atlas Macacu em sala de aula.