Biblioteca do Núcleo de Pesquisa em Trabalho e Educação – NUPETE
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Coordenador :
Adriana Machado Penna
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
401812.2258.211727.21022024
Departamento/Setor:
GEF
Área Temática :
Trabalho
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
O projeto visa alcançar estudantes do curso de licenciatura em educação física do IEF com possibilidades de abertura a professores de educação física já formados e que atuem na rede pública de educação municipal de Niterói.
Local de atuação:
INSITUTTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Objetivo
O objetivo do projeto anunciado extrapola a singularidade do seu objeto, qual seja, a criação de um espaço no qual se desenvolvam ações didático-pedagógicas voltadas para formação crítica de professores de educação física tendo por base a leitura crítica, sistemática e concreta do mundo. Nesse sentido, na perspectiva da consolidação deste objeto, o presente Projeto de extensão tem por objetivo geral a criação de um espaço acadêmico, didático e pedagogicamente organizado que possa dar acesso a livros e autores críticos em suas análises sobre a realidade. Pretendemos através do acesso a autores do campo marxista e obras originas de Marx, Engels, atingir os seguintes objetivos específicos: - analisar o inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e o impacto da chamada Indústria 4.0 como condutoras de políticas educacionais no Brasil na segunda década do século XXI; - levantar as contradições inerentes às relações entre trabalho e educação e a formação do professor de educação física no Brasil; - identificar as determinações da realidade acadêmica no Brasil, sobretudo nas universidade públicas, e sua interface com a precarização do conhecimento, com a alienação do sujeito e a naturalização da relativização do real; Para tanto, cabe perguntar: qual é o papel do professor de educação física na escola do século XXI?
Resumo
Esta proposta de Extensão pretende avançar rumo à sua efetiva implementação no Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense (IEF-UFF). Para a sua ampla realização, faz-se necessário a materialização de condições (pedagógicas e de infraestrutura) para o amplo acesso a um acervo constituído pelas principais obras do materialismo históricoe dialético a partir da leitura de seus criadores a partir de Karl Marx, Friedrich Engels e Vladimir Lenin; além do acesso aos clássicos da tradição marxista, internacionais e nacionais, a exemplo de, György Lukács, István Mészáros, Slavoj Žižek, Perry Anderson, David Harvey, Ricardo Antunes entre outros. Trata-se, ainda, de expandir o materialismo histórico e dialético como referencial teórico-metodológico adotado por autores brasileiros, estudiosos da filosofia da educação e das políticas públicas educacionais no Brasil, os quais têm construído a Pedagogia Histórico-crítica haja vista os esforços empreendidos nesse sentido por autores como Dermeval Saviani, Newton Duarte entre outras/os. Trata-se do estudo de autores que constituem a herança marxista sendo, portanto, fundamental para apreendermos, criticamente, as determinações históricas que têm produzido a conjuntura sobre a qual emerge educação na sociedade capitalista, suas singularidades no Brasil como foco voltado ao processo de formação de professores de Educação Física no Brasil. Ou seja, em síntese, a presente proposta de Projeto de extensão pretende ampliar o acesso a estudantes e professores de educação física a fundamentação teórica capaz de promover uma práxis pedagógica de fato crítica e capaz de analisar a realidade nas suas contradições.