Coordenador : Neuza Rejane Wille Lima
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 405203.2247.51214.15042024
Unidade/Órgão Adm.: EGB
Departamento/Setor: GBG
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Escola, ONGs, Universidades, Colégios
Local de atuação: Laboratório de Ecologia Animal e Vegetal - sala 315 - Bloco M - Campus do Gragoatá, Niterói, UFF
Objetivo
Objetivo Geral: Abordar questões ecológicas, evolutivas e sociais a partir de filmes, animados (ex. A Era do Gelo; Procurando Nemo; Sem Florestas) Objetivos específicos: (1) Criar estratégias para abordar temas de Biologia (taxonomia, morfologia, fisiologia, genética, comportamento, ecologia, evolução, filogenia, conservação e preservação) através da (re)analise de filmes; (2) Desenvolver e aplicar estratégias para avaliar os conteúdos e conceitos relacionados às Ciências Biológicas contidos nos filmes selecionados; (3) Oferecer oficina sobre criação de filmes científicos pelo celular; (4) Explorar o projeto LABA Ciências do Instituto de Biologia da UFF (5) Elaborar de um produto digital sobre os filmes selecionados e fazer a validação. (6) Produzir e-books gratuitos que sirvam de apoio para educadores que se proporem utilizar filmes em atividades didáticas que empreguem as TICs; (7) Divulgar os resultados em encontros científicos e periódicos das aéreas de ensino e/ou pesquisa e/ou extensão universitária. (8) Publicar artigo em revistas de ensino e/ou extensão universitária.
Resumo
As atividades partirão da premissa que os seres vivos sempre envolvem curiosidades que muitas vezes parecem que são bem compreendidas pelo Homem que na sua condição supostamente superior, porém acabam sendo negligenciadas por falta de conhecimentos técnicos científicos, éticos, por envolver fontes de conhecimentos inverídicos, contraditórios e até por envolver crenças e mitos. Nesse cenário, o cinema pode servir como um ótimo veiculo de divulgação de questões da natureza, mas também podem prestar um desserviço à sociedade leiga nos assuntos tratados. Entende-se por leigo que não teve oportunidade de estudar ou pensar num determinado assunto, ou seja, um médico muito provavelmente é leigo em física, em culinária, em marcenaria, sapataria, alvenaria e em muitas outras aéreas do conhecimento humano. Por isso, aproveitar, repensar, criticar e (re)construir conhecimentos Biologia através do Cinema é o principal propósito do curso à distância de extensão universitária em questão. Diferentes metodologias e análises serão realizadas de acordo com o perfil dos alunos de diferentes idades, origens e formação escolar e/ou acadêmica. Está previsto a geração de um e-book de divulgação científica de acesso livre.