Brasileiros em Israel: memórias e diversidade 2024
Enviar um e-mail
Coordenador :
Adriana Russi Tavares de Mello
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
402163.2258.30224.21022024
Unidade/Órgão Adm.:
-
Departamento/Setor:
RAE
Área Temática :
Cultura
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Interno – alunos voluntários do curso de produção cultural - 06; parceiros/pesquisadores institucionais (05); docentes UFF (20), novos extensionistas (10); Externo – visitação da exposição presencial: São Paulo - 10 adultos e 350 estudantes; Israel - 50 adultos ONG - parceria Museu da Pessoa - 59 Outros - 250
Local de atuação:
Neste ano a ação segue ocorrendo no ciberespaço (idealização da exposição virtual) e presencial (itinerância da da exposição Açaí & Tâmaras: saudades da comida brasileira em Israel tanto no Brasil quanto em Israel).
Objetivo
Este projeto de extensão visa difundir a memória social dos brasileiros, imigrantes que vivem em Israel, e suas histórias de vida abrigadas no acervo digital do Núcleo Brasileiros em Israel, extensão do Museu da Pessoa e coletadas pela pesquisa homônima a este projeto. Para tanto, são objetivos específicos deste projeto de extensão no ano de 2024: 1. Dar continuidade a itinerância da exposição presencial Açaí e tâmaras: saudades da comida brasileira em Israel tanto no Brasil (São Paulo) quanto em Israel; 2. Dar continuidade às ações das visitas mediadas à exposição Açaí e tâmaras: saudades da comida brasileira em Israel com foco em diferentes públicos como escolares, acadêmicos/ universitários; 3. Refletir sobre o crescimento do antissemitismo no Brasil e no mundo desde a eclosão da guerra entre Israel e Hamas, a partir da ação mediada às exposições supracitadas; 4. Conceber e desenvolver uma exposição virtual a partir do acervo digital do Núcleo Brasileiros em Israel e das histórias de vida dos imigrantes voluntários do projeto; 5. Criar produtos de comunicação para as redes sociais (Instagram e Youtube); 6. Participar de eventos acadêmicos e elaborar produtos acadêmicos a partir do projeto; 7.Participar da Semana de Extensão da UFF; 8. Elaborar relatório final.
Resumo
Este projeto foca na valorização e difusão da memória social de brasileiros que imigraram para Israel. Surgido em 2019 da articulação entre a UFF e universidades israelenses e brasileiras, desde 2022, com a parceria do Museu da Pessoa tornou-se um de seus Núcleos de extensão. Embora os brasileiros em Israel configuram a segunda maior comunidade de imigrantes da América Latina (aprox. 17 mil), tendo o português como língua materna, às vezes é considerada minoritária no conjunto de imigrantes latino-americanos naquele país. O projeto visa disseminar as histórias de vida destes imigrantes ampliando sua visibilidade. Se inicialmente o projeto se situava no campo da valorização cultural, com a eclosão da guerra entre Israel e o Hamas, o projeto ganhou novos contornos e hoje se situa também no âmbito dos direitos humanos. Face ao aumento significativo do antissemitismo no Brasil, os produtos expositivos do projeto podem ser ferramenta estratégica para suscitar reflexões sobre esse tema em ações de mediação com professores e estudantes da educação básica brasileira. Para tanto, neste ano o objetivo é continuar a itinerância da exposição presencial Açaí e tâmaras: saudades da comida brasileira em Israel tanto no Brasil quanto em Israel. Também pretendemos conceber uma exposição virtual contemplando diferentes temas das narrativas desses imigrantes como motivação, saudades do Brasil, adaptabilidade, superação, etc. como forma de abordar o antissemitismo no Brasil numa linguagem acessível ao público em geral e proporcionando a participação/ interação de estudantes das universidades envolvidas, bem como de parceiros e voluntários do projeto.