Coordenador : Eliane Martins de Souza Guimarães
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 402285.2258.247866.21022024
Departamento/Setor: SSN
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : As atividades do projeto buscam ampliar o debate sobre as práticas de ensino no Serviço Social e por isso pretende articular nacionalmente o conjunto de assistentes sociais, docentes e discentes da graduação, pós-graduação, profissionais que atuam em atividades de ensino, preceptoria, tutoria, supervisão e educação permanente. A possibilidade de alcance nacional se dá devido as redes sociais e a proposta de articulação entre os conjuntos representativos da categoria. Como projeção de alcance do publico alvo, consideramos que existem cerca de 170 mil assistentes sociais com inscrição ativa no conselho (CFESS, 2022). Considerando a dificuldade de projeção de possibilidade de alcance do publico alvo, tomamos como referência o numero de seguidores na rede social instagram das principais entidades da categoria como ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social), com 19 mil seguidores, o conjunto CFESSS / CRESS (Conselho Federal de Serviço Social e Conselho Regional de Serviço Social), com 98 mil seguidores, e ENESSO (Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social), com 7 mil seguidores, bem como grupos de pesquisa que se articulam nacionalmente, e organizações de iniciativa pública, privada, ONGs, sindicatos e grupos comunitários nos quais atuam os profissionais. Considerando as restrições de alcance das redes sociais e meios digitais em um projeto inicial, indicamos os números no quadro abaixo.
Local de atuação: Escola de Serviço Social UFF Niterói
Objetivo
Objetivo Geral: Contribuir para a qualificação e fortalecimento das atividades de formação e ensino no trabalho de assistentes sociais. Objetivos Específicos - Promover a identificação, sistematização e divulgação de práticas de ensino no trabalho de assistentes sociais; - Propiciar espaços de diálogo e trocas sobre o processo formativo, relação de ensino e aprendizagem e práticas didático pedagógicas; - Estimular a socialização das experiências, vivências e recursos de ensino junto a outras profissões; - Construir espaços de qualificação do trabalho e formação em Serviço Social nas atividade de ensino, supervisão, preceptoria, tutoria e educação permanente; - Estimular o uso da arte como recurso didático pedagógico no ensino teórico-prático; - Promover a articulação entre a ESS/UFF Niterói e assistentes sociais; - Articular as atividades de pesquisa Relações de Ensino no trabalho de assistentes sociais a atividade de extensão.
Resumo
O projeto Caminhos do Ensino em Serviço Social pretende contribuir para a qualificação e fortalecimento da dimensão formativa do trabalho de assistentes sociais. A construção da proposta surge como demanda do acompanhamento de discentes da graduação, residentes, preceptores, estagiários e supervisores em Serviço Social e das problematizações da pesquisa Relações de Ensino e Serviço Social. A formação é uma atribuição, competência e parte intrínseca do exercício profissional, o que leva a requisição de assistentes sociais como agentes de formação nos diferentes espaços de trabalho, com atuação direta no planejamento, execução e participação em atividades de ensino, na qual estabelecem relações de ensino-aprendizagem. Assim, torna-se necessário a reflexão dos processos de ensino a partir projeto de formação crítica no Serviço Social, considerando as contradições que se expressam na configuração da política de educação e seus rebatimentos na formação profissional. O Projeto tem como objetivo promover a sistematização e divulgação de práticas de ensino no trabalho de assistentes sociais, buscando propiciar o debate sobre as relações de ensino no Serviço Social, abordando o ensino teórico-prático e as estratégias didático pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem. As atividades serão realizadas em três movimentos: reconhecer (identificar práticas de ensino por meio de divulgação de formulário para coleta de relatos); sistematizar (analisar, categorizar e articular a referenciais teóricos); socializar (promover divulgação por meio do recurso de redes sociais, publicações, oficinas e grupos de estudos), a partir de recursos que propiciem o diálogo e troca de saberes e práticas sobre os processos formativos.