Coordenador : Eliane Martins de Souza Guimarães
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 402285.2258.247866.21022024
Departamento/Setor: SSN
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Local de atuação: Escola de Serviço Social UFF Niterói
Objetivo
Objetivo Geral: Contribuir para a qualificação e fortalecimento das atividades de formação e ensino no trabalho de assistentes sociais. Objetivos Específicos - Promover a identificação, sistematização e divulgação de práticas de ensino no trabalho de assistentes sociais; - Propiciar espaços de diálogo e trocas sobre o processo formativo, relação de ensino e aprendizagem e práticas didático pedagógicas; - Estimular a socialização das experiências, vivências e recursos de ensino junto a outras profissões; - Construir espaços de qualificação do trabalho e formação em Serviço Social nas atividade de ensino, supervisão, preceptoria, tutoria e educação permanente; - Estimular o uso da arte como recurso didático pedagógico no ensino teórico-prático; - Promover a articulação entre a ESS/UFF Niterói e assistentes sociais; - Articular as atividades de pesquisa Relações de Ensino no trabalho de assistentes sociais a atividade de extensão.
Resumo
O projeto Caminhos do Ensino em Serviço Social pretende contribuir para a qualificação e fortalecimento da dimensão formativa do trabalho de assistentes sociais. A construção da proposta surge como demanda do acompanhamento de discentes da graduação, residentes, preceptores, estagiários e supervisores em Serviço Social e das problematizações da pesquisa Relações de Ensino e Serviço Social. A formação é uma atribuição, competência e parte intrínseca do exercício profissional, o que leva a requisição de assistentes sociais como agentes de formação nos diferentes espaços de trabalho, com atuação direta no planejamento, execução e participação em atividades de ensino, na qual estabelecem relações de ensino-aprendizagem. Assim, torna-se necessário a reflexão dos processos de ensino a partir projeto de formação crítica no Serviço Social, considerando as contradições que se expressam na configuração da política de educação e seus rebatimentos na formação profissional. O Projeto tem como objetivo promover a sistematização e divulgação de práticas de ensino no trabalho de assistentes sociais, buscando propiciar o debate sobre as relações de ensino no Serviço Social, abordando o ensino teórico-prático e as estratégias didático pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem. As atividades serão realizadas em três movimentos: reconhecer (identificar práticas de ensino por meio de divulgação de formulário para coleta de relatos); sistematizar (analisar, categorizar e articular a referenciais teóricos); socializar (promover divulgação por meio do recurso de redes sociais, publicações, oficinas e grupos de estudos), a partir de recursos que propiciem o diálogo e troca de saberes e práticas sobre os processos formativos.