Coordenador : Mariana Lima Vilela
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 401790.2258.129808.17022024
Departamento/Setor: SSE
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Estudantes de Ensino Médio e EJA - Fundamental II da Educação Básica
Local de atuação: O projeto será realizado em cinco escolas estaduais, sendo duas no município de Niterói - CE Dr. Memória e CE Aurelino Leal -, duas no município de Itaboraí - CE Salvador Mendonça e CEJA Itaboraí e uma no município de Duque de Caxias - C.E. Adelina Castro
Objetivo
OBJETIVO GERAL Contribuir para a melhoria das condições de ensino de Ciências em escolas públicas por meio da criação de clubes de ciências, da produção de materiais didáticos e do desenvolvimento de atividades experimentais no diálogo com as projetos de ensino e pesquisa em andamento na universidade. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Promover ações para a manutenção de clubes de ciências em cinco escolas públicas sediadas no RJ, sendo duas em Niterói, duas em Itaboraí e uma em Duque de Caxias. - Revitalizar e/ou criar espaços nas escolas em que possam se desenvolver, expor e armazenar acervos de recursos para a melhoria do ensino de ciências - Produzir materiais e recursos para o desenvolvimento de atividades práticas de ciências voltados para estudantes da educação básica em diálogo com professores das escolas - Levantar e selecionar diferentes tipos de recursos existentes nas escolas – DVD, livros, revistas, imagens existentes nas escolas e ampliar a disponibilidade a tais recursos, criando um acervo acessível a estudantes e professores da educação básica - Desenvolver uma programação semanal com atividades nos clubes de ciências voltadas para estudantes das escolas envolvidas
Resumo
O Projeto tem como meta a manutenção de clubes de ciências em cinco escolas estaduais do RJ, sendo duas sediadas em Niterói, duas em Itaboraí e uma em Duque de Caxias, em continuidade ao projeto desenvolvido desde 2021. Em diálogo com referências da Popularização da Ciência, Alfabetização Científica, Relações Ciência, Tecnologia e Sociedade e as atividades práticas como recursos para educação em ciências, a proposta concebe os clubes de ciências como uma possibilidade de produção de um espaço-tempo curricular de diálogos entre estudantes e professores da universidade e da educação básica sobre relações entre os conhecimentos científicos e as realidades locais. A estratégia de popularização da ciência se dará por meio da criação de atividades práticas permanentes propostas pelos estudantes de graduação extensionistas que manterão os clubes de ciências ativos. Espera-se que atividades do clube de ciências contribuam para a transformação das condições locais promovendo a maior circulação de ideias e propostas voltadas para o ensino de ciências.