COMPONDO INDICADORES DE QUALIDADE NA GRADUAÇÃO (Cópia) 23-02-2023 (Cópia) 19-02-2024
Enviar um e-mail
Coordenador :
Carlos Alberto Campello Ribeiro
Ano:
2024
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo:
402154.2247.119237.28032024
Departamento/Setor:
DCA
Área Temática :
Educação
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
O projeto alcançará a sociedade em geral, pois fornecerá elementos que poderão ser utilizados nas políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento dos alunos no decorrer dos cursos. Os indicadores socioeconômicos, de evasão, acesso ao mercado de trabalho e de outras fontes proporcionarão subsídios para essas políticas, especialmente aquelas associadas às ações afirmativas. Além disso, alcançará também dirigentes, técnico-administrativos, docentes e discentes de cursos de graduação vinculados à Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFF, podendo ser ampliados para os demais cursos da Universidade. O quantitativo descrito no presente projeto refere-se apenas a fase de desenvolvimento no Curso de Graduação em Ciências Contábeis. Posteriormente, esse número poderá ser ampliado na medida da expansão do projeto para outros cursos da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFF.
Local de atuação:
Coordenação do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.
Objetivo
Os objetivos que norteiam o trabalho são: - identificar fatores que dificultam a melhoria da qualidade do ensino nos cursos de graduação. - fornecer uma proposta para a implantação da qualidade total nos cursos de graduação da UFF - propiciar a elaboração de políticas de desenvolvimento do aluno junto à sociedade. - elevar o nível de democratização do acesso aos cursos. - melhorar o nível de diálogo entre a comunidade e a Universidade. - ampliar a formação discente.
Resumo
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES estabelece o sistema de avaliação que abrange todas as instituições de educação superior. Apesar da importância dessa iniciativa, esses componentes ainda privilegiam os resultados, distantes, portanto, dos princípios norteadores da melhoria contínua especificados no KAIZEN, que apregoam a ação sobre os processos para o atendimento das necessidades e desejos dos clientes. No caso dos cursos de graduação, podemos considerar como clientes, internos ou externos, os docentes, discentes, servidores e a sociedade em geral. Para atender ao propósito do projeto, a partir da aplicação de instrumentos de pesquisa serão delineados indicadores, onde serão analisados aspectos socioeconômicos, informações sobre o egresso, desempenho nos estágios e nas disciplinas, bem como das ações afirmativas. O projeto pretende ser aplicado neste ano, de forma mais ampla, no Curso de Graduação em Ciências Contábeis, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis. O projeto alcançará, também, a sociedade em geral, pois fornecerá elementos que poderão ser utilizados no desenvolvimento das políticas públicas relativas ao ensino de graduação da UFF. Os indicadores socioeconômicos, de evasão, acesso ao mercado de trabalho e de outras vertentes, fornecerão subsídios para essas políticas, o que permite otimizar os recursos aplicados pela Universidade, além de contribuir para que a sociedade receba serviços cada vez mais aprimorados.