Coordenador : Gisela Costa Pinheiro Monteiro
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 401743.2258.363476.19022024
Departamento/Setor: TDT
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Comunidade com interesse no estudo da cor, alunos do curso de Desenho Industrial, pesquisadores da área do Cor (do Brasil e do exterior).
Local de atuação: O projeto de extensão será concentrado na UFF, atendendo à comunidade, ou seja, não está somente restrito aos alunos de Desenho Industrial. Além disso, a organização da ação será feita com auxílio de dois professores pesquisadores de fora da UFF. Uma professora de Desenho Industrial, estudiosa em cor, da UFRJ. E um professor doutor, engenheiro e especialista em Cor que mora na Hungria e virá ao Brasil neste ano. A docente proponente é desenhista industrial. Espera-se, ao unir estas três profissões, promover a realização de conteúdo didático para o entendimento da cor. O engenheiro trará o que tem de mais recente no estudo da cor na Europa, uma vez que lidera um grupo de estudiosos da Associação Internacional da Cor. As práticas na UFF, junto ao público, serão ministradas pela professora desenhista industrial. As reuniões com os organizadores serão online via Google Meet. Ainda estão envolvidos mais três professores do Curso de Desenho Industrial que têm a Cor como um tópico importante em suas disciplinas.
Objetivo
Objetivo principal: estabelecer, neste ano, as definições na língua portuguesa para os principais termos relacionados aos atributos da cor. O material irá contribuir para o objetivo a longo prazo deste projeto de extensão, que é construir uma disciplina sobre cor. Objetivos secundários: •Selecionar termos estrangeiros da AIC e da ISCC; •Entrar em contato com os pesquisadores, solicitando referências que considerem relevantes sobre o assunto; •Selecionar textos na língua portuguesa que contenham tradução dos termos selecionados; •Consultar os termos usados por profissionais que trabalham em fábricas e gráficas, no tingimento de tecidos e nas misturas de cores para papel, que lidam diariamente sobre o assunto a partir das criações dos designers; •Fazer um mapa associando os termos estrangeiros aos da língua portuguesa; •Consolidar as definições e apresentar a proposta aos pesquisadores para que possam opinar; •Refinar o conteúdo a partir das observações feitas pelos pesquisadores; •Preparar uma mesa redonda para o Congresso da AIC; •Fazer uma prévia do assunto com uma mesa redonda na UFF, com a participação dos alunos, de professores e pesquisadores, aproveitando a vinda do professor Hirschler. O objetivo será testar os termos traduzidos. •Auxiliar o professor Hirschler durante a mesa redonda na AIC, em São Paulo; •Consolidar as definições e apresentar a proposta à Pro-Cor do Brasil; •Usar, futuramente, o conteúdo na disciplina que está sendo criada para a UFF.
Resumo
O projeto de extensão , iniciado em 2023, tem o objetivo final de estruturar uma disciplina, apresentando: ementa, plano de aulas e exercícios práticos. Uma das preocupações é corrigir informações relacionadas ao estudo da cor, como: a ideia equivocada de que cor e matiz são sinônimos; a afirmação incorreta de que preto, branco e cinza não são considerados cores; e a crença errônea de que o magenta é uma cor inventada. Portanto, a meta para este ano é estabelecer definições precisas sobre os atributos das cores, entre os quais destacam-se: matiz (hue), valor (value) e croma (chroma) (RHYNE, 2015). Isso será feito com base nas obras de pesquisadores lusófonos sobre o tema e nas definições, em língua inglesa, adotadas pelo Projeto de Alfabetização de Cores, uma iniciativa internacional sobre Educação em Cores gerenciada pelo Grupo de Estudo da Associação Internacional da Cor (AIC). É importante ressaltar a parceria pro bono do engenheiro e Professor Doutor Robert Hirschler, co-presidente do citado grupo de estudo da AIC. Fluente na língua portuguesa, o professor é além de membro da associação ProCor do Brasil, da qual também faz parte a professora proponente. As definições estabelecidas serão apresentadas previamente na UFF e validadas em uma mesa redonda dirigida pelo professor Hirschler, com pesquisadores lusófonos, a ser realizada no Congresso Internacional da Cor que acontecerá no Brasil. A organização desta mesa faz parte deste projeto. Estamos solicitando um aluno de Desenho Industrial como bolsista, para contribuir na pesquisa e na organização do conteúdo.