Coordenador : Gildete da Silva Amorim Mendes Francisco
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 402934.2247.247331.25032024
Departamento/Setor: GLC
Área Temática : Educação
Tipo: Cursos
Publico Alvo : Alunos de graduação e Professores da Educação Básica de Ensino
Objetivo
Geral : Capacitar educadores e profissionais da educação para o uso eficiente e inovador de recursos educacionais digitais na educação bilíngue de surdos, visando aprimorar as práticas pedagógicas e promover uma aprendizagem inclusiva e efetiva. 1.Aprofundar o conhecimento dos profissionais da educação sobre os fundamentos da educação bilíngue para surdos, enfatizando a relevância da Libras e do Português como línguas de instrução. 2.Proporcionar aos educadores a habilidade de utilizar variados recursos digitais, tais como aplicativos para aprendizado de Libras, plataformas adaptadas para educação à distância e ferramentas de comunicação acessíveis. 3.Orientar os profissionais da educação na elaboração de materiais didáticos digitais acessíveis, que sejam visualmente ricos e interativos, adequados às necessidades dos alunos surdos. 4.Desenvolver estratégias pedagógicas que integrem tecnologias digitais de forma eficaz, respeitando as particularidades dos alunos surdos e promovendo um ambiente de aprendizagem inclusivo. 5.Encorajar a formação contínua dos educadores em tecnologias emergentes e práticas inclusivas, garantindo que a educação oferecida aos alunos surdos esteja sempre alinhada com as melhores práticas e inovações. 6.Estabelecer canais para discussão, compartilhamento de experiências e colaboração entre os profissionais da educação, buscando a melhoria constante nas metodologias de ensino para surdos.
Resumo
O novo curso de formação continuada, com ênfase em educação bilíngue para surdos no Brasil, promovido pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), realizará um curso de aperfeiçoamento em Terminologia em Libras no Contexto da Educação Bilíngue de Surdos. O curso tem como objetivo capacitar profissionais da área da educação no uso adequado e eficaz da terminologia específica da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no contexto da Educação Bilíngue de Surdos. Busca-se, assim, aprimorar a competência linguística dos participantes, fornecendo-lhes ferramentas teóricas e práticas para compreender, utilizar e ensinar os termos técnicos e pedagógicos em Libras, promovendo uma educação inclusiva e de qualidade para os alunos surdos. O curso será ofertado na modalidade de educação a distância (EaD), com carga horária de 180 horas, utilizando metodologia de videoaulas, questionários,fóruns de discussão, além de materiais complementares disponibilizados aos alunos. Todos os conteúdos serão apresentados de forma bilíngue (português e Libras), sendo o público-alvo profissionais e professores da Rede de Ensino envolvidos com a educação de surdos no país. O programa contará com seis disciplinas, abordando a terminologia escolar na educação de surdos. O curso conta com financiamento da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos (Dipebs) da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC), alinhando-se à promoção de políticaspúblicas voltadas para a educação de surdos no país.