Cantinho do Reúso 2024
Enviar um e-mail
Coordenador :
Aldara da Silva César
Ano:
2024
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo:
408867.2247.166653.16072024
Departamento/Setor:
VEA
Área Temática :
Educação
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Pessoas da comunidade e pessoas da UFF (EEIMVR, ICEXe vICHS).
Local de atuação:
EEIMVR - UFF Vila - Volta Redonda. ICEX - UFF Aterrado - Volta Redonda ICHS - UFF Aterrado - Volta Redonda Mídia: Instagram @cantinhodoreuso * Escolas Públicas PS: Embora os espaços físicos ainda sejam localizados apenas nas unidades da UFF-Volta Redonda, cabe destacar que esses espaços são abertos à comunidade e a intenção é reforçar na comunidade que esse espaço é aberto e que todos podem acessar o compartilhamento de itens e conhecimento como sustentabilidade, doação, coletividade, lixo, reúso etc..
Objetivo
1.Manter os Cantinhos do Reúso na UFF-EEIMVR e na UFF- ICEX - dois espaços físicos que já funcionam como pontos de compartilhamentos de itens na comunidade. 2. Identificar se alguma outra comunidade se interessaria em instalar o Cantinho do Reúso; 3.Fomentar a divulgação do Cantinho do Reúso visando difundir o uso do espaço bem como despertar interesse de outras pessoas para replicá-lo em diferentes comunidades. 4.Fazer material de divulgação sobre temas como: consumo consciente, sustentabilidade, lixo, desperdício/melhor uso dos alimentos, solidariedade, coletividade etc. 5. Promover o mercado de pulgas na comunidade
Resumo
Esse projeto visa estimular reflexões na comunidade acerca da necessidade do REÚSO e como esse se relaciona com temas como: solidariedade, sustentabilidade e economia colaborativa. O projeto já conta com dois espaços físicos para que as comunidades da UFF-EEIMVR, da UFF-ICEX/ICHS e pessoas externas à universidade podem doar e coletar itens de desapego (em condições de serem reusados). A intenção é manter os espaços correntes e ainda verificar a possibilidade de um novo espaço em alguma comunidade interessada. Contudo, novos espaços podem ainda ser prospectados esse ano. A participação da comunidade (de todos!) é imprescindível para que os espaços se mantenham organizados e principalmente para ampliarmos o nosso entendimento sobre consumo, meio ambiente, lixo, inclusão social, coletividade e solidariedade.