Coordenador : Gabriel Marcuzzo do Canto Cavalheiro
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 409182.2247.246868.06082024
Departamento/Setor: STE
Área Temática : Tecnologia e Produção
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Empreendedores tecnológicos e Cientistas.
Local de atuação: Sala 602 (Laboratório de Empreendedorismo Digital) do Departamento de Empreendedorismo e Gestão; Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Empreendedorismo- Campus Valonguinho, Niterói-RJ.
Objetivo
Objetivo Principal: Capacitar Cientistas e Empreendedores Tecnológicos a realizar buscas de dados de patentes em bases de dados gratuitas. Objetivos Secundários: Conhecer a estrutura de um documento de patente; Conhecer o sistema internacional de classificação de patentes; Conhecer as principais bases de dados de patentes (EPO Espacenet, USPTO Pair, Google Patents e INPI).
Resumo
Vivemos atualmente em uma sociedade do conhecimento, na qual os ativos intangíveis, tais como patentes, desenhos industriais e marcas, tornaram-se os bens mais valiosos para o setor produtivo. Nos diversos ramos empresariais, tanto na indústria como no setor de serviços, assim como na academia, o depósito de patentes e o acompanhamento constante do estado da técnica, por meio de busca de dados de patentes, tornaram-se atividades muito importantes no processo de geração de produtos e serviços inovadores. Portanto, o uso estratégico do sistema internacional de patentes tornou-se uma condição fundamental para a competitividade de empresas atuando em setores de alta intensidade tecnológica. Dessa maneira, capacitar uma massa crítica de profissionais a utilizar patentes de forma estratégica tornou-se um instrumento vital para a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico do país. Apesar do amplo reconhecimento do papel central da propriedade intelectual no processo inovador, constamos uma demanda crescente e, ao mesmo tempo, uma carência de cursos de especialização abordando patentes no estado do Rio de Janeiro, assim como em grande parte do nosso país. Consequentemente, tendo em vista a crescente importância dos intangíveis, torna-se imprescindível para nosso país capacitar seus pesquisadores, cujos perfis e projetos de pesquisa sejam voltados para o desenvolvimento tecnológico e indutores de inovações em tecnologias ambientais. Portanto, nesta capacitação serão abordadas as principais bases de dados de patentes gratuitas, os metadados associados a um documento de patente e os tipos de relacionamento entre os documentos de patentes disponíveis nas bases de dados.