Coordenador : Helena Carla Castro Cardoso de Almeida
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 399593.2247.30956.10072024
Unidade/Órgão Adm.: EGB
Departamento/Setor: GCM
Área Temática : Educação
Tipo: i equals 0
Local de atuação: O projeto ''Ciência na Batucada'' tem inspiração na história do samba que, de modo cultural e divertido, tem ensinado inúmeros temas históricos e científicos, seja de modo não-formal e/ou informal a população brasileira. O samba surgiu no Brasil no início do século XX, nas comunidades afro-brasileiras em alguns bairros do Rio de Janeiro e atualmente está presente em todo território nacional. Como dizia o poeta Mouro “A roda de samba não nasceu numa base ideológica de resistência cultural” (Moura, 2004), mas baseada em afinidades da cultura negra e popular. O samba foi e é para muitas pessoas, ferramenta não apenas de ascensão social, mas de sobrevivência, sempre envolvendo temas importantes, como a desigualdade social e a discriminação racial e tópicos científicos como o DNA e a Biodiversidade. Dentro deste contexto popular, o projeto objetiva estimular o interesse pela ciência nos moradores de comunidades afro-brasileiras de bairros do Rio de Janeiro, a partir da visita de diferentes grupos de divulgação científica de diversas instituições; possibilitando que se familiarizem com o universo da pesquisa. Temos como meta, sensibilizar as escolas de samba , seus componentes e a comunidade do entorno, atuando como instrumento de impacto e transformação social. Além disso, as bases educacionais apresentadas durante os eventos/visitas podem estimular o fascínio pela carreira científica, contribuindo assim para o aumento da perspectiva profissional aplicada a ciência, o crescimento econômico, social e intelectual dessas comunidades, por meio do contato com inovações e temas de fronteira nas áreas biológicas e de saúde.
Objetivo
Objetivo Geral O objetivo geral é construir uma estratégia interdisciplinar para o estímulo da vocação profissional nas áreas de Ciências e Biotecnologia em um ambiente não-formal de ensino. Como objetivos específicos temos: Analisar as concepções de jovens em curso nível de ensino médio sobre a escola de samba como um espaço de estímulo a busca profissional/vocacional; Identificar um espaço para a alocação da estratégia a partir da análise da (infra)estrutura da escola de samba participante; Estruturar continuamente o espaço para estímulo à vocação nas áreas das ciências em conjunto com a Escola e outros parceiros; Analisar comparativamente o funcionamento durante 1 anos utilizando como indicadores a participação, continuação, empoderamento pessoal, satisfação/opinião pessoal e nível de desistência, dentre outros; Desenvolver formas de divulgação a partir da criação de site/ aplicativo/ Instagram; Comparar a estratégia com outras existentes na literatura para estabelecimento de atualizações e publicações cientificas.
Resumo
O projeto ''Ciência na Batucada'' tem inspiração na história do samba que, de modo cultural e divertido, tem ensinado inúmeros temas históricos e científicos, seja de modo não-formal e/ou informal a população brasileira. O samba surgiu no Brasil no início do século XX, nas comunidades afro-brasileiras em alguns bairros do Rio de Janeiro e atualmente está presente em todo território nacional. Como dizia o poeta Mouro “A roda de samba não nasceu numa base ideológica de resistência cultural” (Moura, 2004), mas baseada em afinidades da cultura negra e popular. O samba foi e é para muitas pessoas, ferramenta não apenas de ascensão social, mas de sobrevivência, sempre envolvendo temas importantes, como a desigualdade social e a discriminação racial e tópicos científicos como o DNA e a Biodiversidade. Dentro deste contexto popular, o projeto objetiva estimular o interesse pela ciência nos moradores de comunidades afro-brasileiras de bairros do Rio de Janeiro, a partir da visita de diferentes grupos de divulgação científica de diversas instituições; possibilitando que se familiarizem com o universo da pesquisa. Temos como meta, sensibilizar as escolas de samba , seus componentes e a comunidade do entorno, atuando como instrumento de impacto e transformação social. Além disso, as bases educacionais apresentadas durante os eventos/visitas podem estimular o fascínio pela carreira científica, contribuindo assim para o aumento da perspectiva profissional aplicada a ciência, o crescimento econômico, social e intelectual dessas comunidades, por meio do contato com inovações e temas de fronteira nas áreas biológicas e de saúde.