Coordenador : Elizabeth Medeiros Pacheco
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 400833.2247.218804.28122023
Departamento/Setor: CPS
Área Temática : Cultura
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público-alvo será composto, majoritariamente, pelos passantes eventuais que estarão presentes nos locais de exibição e teriam sua atenção convocada pela cena do projeto. Além desse público, também haverá os discentes integrantes do projeto e outras pessoas que frequentemente acompanham o projeto. Dito isso, considerando a impossibildade de calcular com clareza o número de transeuntes que o projeto irá abarcar, iremos estimar o público baseados no fluxo de pessoas em determinado ponto de exibição.
Local de atuação: O caráter itinerante deste projeto nos leva a fazer exibições em diversas localidades deste municípiuo de Campos dos Goytacazes fazendo uso dos espaços públicos.
Objetivo
Objetivos Específicos . Acolhermos a população e seus afetos centrífugos no espaço coletivo de experimentação que ative a potência paradoxal de nossa fragilidade. . Pesquisa e exibição de curtas, fotos, vídeos (quinzenalmente) em locais públicos da cidade de Campos dos Goytacazes -RJ, provocando o estranhamento e ativando o desejo de imaginar e produzir imagens. . Projeção de filmes e documentários do circuito audio-visual tanto independente quanto comercial que possam incrementar a discussão de temas prioritários no contemporâneo. . Ocupar os espaços públicos, de modo efêmero, durante as exibições, produzindo marcas no público eventual. . Fomentar a produção audiovisual a partir da exploração do corpo, afetos, atitudes e novos formatos de mídia, visando reencontrar as imagens de mundos como um coletivo de diferenças. . Produção de espaço potencial, potente conceito de Winnicott, concebendo a constituição simultânea de si e do mundo, tomando o sujeito como efetuação de um psiquismo fora de um plano da interioridade íntima, fora de um suposto sujeito concebido como indivíduo. . Cartografar os movimentos de resistência estética, ou seja, artísticos, a esta pervasão de nossos territórios sígnicos.
Resumo
O presente projeto de pesquisa-intervenção visa investigar a mutação cultural que caracteriza o contemporâneo, tomando o regime de imagens — filme/vídeo/foto — como potente intercessor para cartografar novas modulações do sentir perante a leitura da imagem, seu poder de afetar e contrair memória. O trabalho com os signos se fará não apenas no convívio com as imagens sonoras e visuais das telas, mas também pelo cultivo da leitura semiótica das expressões corporais nos gestos e suas narrativas plásticas, assim como nas imagens extraídas das narrativas verbais que identificamos em nosso cotidiano; propomos valorizar a experimentação daqueles que transitam pela cidade de Campos dos Goytacazes-RJ, permitindo constituir, com eles, narrativas que nos ampliem as formas de inteligibilidade do universo imagético do contemporâneo, a partir da afetabilidade que as imagens proporcionam. As experimentações quinzenais serão dirigidas à comunidade campista, com mediação dos alunos bolsistas, ou voluntários, através de exibições de audiovisuais e fotografias, espaços públicos e à céu aberto, visando ativar as potências narrativas singulares do coletivo presente a cada encontro. As imagens compartilhadas poderão provocar a vontade de narrar, tal como se narram os sonhos, e, sabemos, o melhor dos sonhos, além de contá-los, é poder contar com eles. Contemo-nos, então, nossas histórias, por narrativas plásticas e verbais, pois o que importa é ainda crer no mundo.