Cine-Clube IFE: vidas em movimento (Cópia) 06-06-2019
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Coordenador :
Adriana Machado Penna
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
335482.2258.211727.21022024
Departamento/Setor:
GEF
Área Temática :
Trabalho
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Professores e professoras de educação física, atuantes em escolas da rede pública de ensino, no município de Niterói-RJ e que atuem no ensino médio. Também compõe o público alvo do presente projeto de pesquisa os alunos destes professores que demonstrarem interesse em participar do projeto, além dos discentes do curso de licenciatura em educação física do Instituto de Educação Física da UFF. Serão beneficiados cerca de 50 pessoas entre docentes e alunos da escola básica e licenciandos da UFF, do curso de educação física.
Local de atuação:
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (IEF) - Salas de aula e auditório do IEF
Objetivo
Identificamos como objetivo geral: - A partir da utilização de instrumentos fílmicos (filmes, documentários, entrevistas, vídeos) o presente projeto de extensão tem por objetivo geral se constituir como um espaço propício à análise das relações entre trabalho e educação, lazer e educação física sob as condições da chamada Revolução 4.0, sem perder de vista suas implicações sobre o trabalho pedagógico de professores da Rede Estadual de Ensino que ministram a disciplina educação física em escolas localizadas no município de Niterói. Este intento pretende contribuir para a consolidação de uma ação didático-político-pedagógica dos professores de educação física envolvidos neste projeto os quais atuarão no processo de formação de seus alunos, jovens e adultos que precisam estar conscientes e atentos às contradições impostas pelas relações sociais de produção contemporâneas. No que se refere aos objetivos específicos, o projeto pretende alcançá-los ao propor aos envolvidos análises que serão desencadeadas em decorrência da exibição de filmes e documentários, seguidos por debates e análises que tenham como centralidade: a) As relações entre o trabalho e educação, lazer e educação física sob a perspectiva e determinantes da cultura corporal; b) A cultura enquanto produção histórica e atividade humana, determinadas pelo seu caráter ao mesmo tempo universal, particular e singular; c) A inter-relações entre trabalho, educação e lazer com a cultura corporal frente ao imperativo do multiculturalismo na contemporaneidade; d) as contradições presentes no processo de formação e trabalho do professor de educação física desde o espaço acadêmico à sua ação pedagógica no interior da escola e frente à naturalização/monopolização da competitividade e da mercantilização do lazer, do esporte e das práticas corporais.
Resumo
Implementação de uma ‘sala’ de exibição de filmografia que destaque as dimensões do Trabalho, Educação, Lazer e Cultura. Contará com a participação de professores de educação física do ensino médio de cinco escolas públicas em Niterói e alunos interessados. Trata-se de uma ação relevante de formação e análise coletiva da sociedade contemporânea e seu atrelamento à chamada Revolução 4.0 e sua intervenção na Escola e no trabalho do professor de educação física. Utilizaremos filmes e documentários que levantem discussões relativas à restruturação do trabalho no século XXI e suas implicações sobre a cultura corporal; esta, objeto da educação física na sua dimensão histórico-crítica. Os licenciandos em Educação Física poderão acessar as determinações de sua formação ao problematizarem a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como ação indispensável à promoção da síntese, da práxis. O projeto buscará determinações nem sempre acessíveis imediatamente, produzidas entre a chamada Revolução 4.0, a Escola e a Educação Física atentando para: a) o Trabalho e o fenômeno do lazer subsumidos à ‘Indústria 4.0’; b) a expansão da ideia do lazer enquanto mercadoria, ao se relacionar mecanicamente às práticas esportivas pautadas pela competitividade das grandes empresas em parceira com poder público; c) as manifestações criativas, lúdicas e artísticas do lazer e da cultura corporal, representadas pelos jogos e brincadeiras, dança, luta e manifestações oriundas dos povos tradicionais; d) a relação professor de educação física/formação acadêmica e as perspectivas concretas de trabalho na escola contemporânea: implicação na intervenção político-pedagógica e ação junto aos estudantes.