Cineclube Matrizes Clássicas UFF e Literatura Contemporânea
Enviar um e-mail
Coordenador :
Renata Cazarini de Freitas
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
402282.2258.270925.21022024
Departamento/Setor:
GLC
Área Temática :
Direitos Humanos e Justiça
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
O público alvo do projeto é o mais amplo e variado possível. O acesso ao curso e às exibições é livre e gratuito. Quanto maior a representatividade da comunidade tanto melhor. Contudo, é preciso reconhecer que as atividades do cineclube, ou por seu teor específico, ou por que se dão dentro da UFF, tendem a atrair uma audiência composta de universitários/as ligados/as às áreas das Humanidades. Espera-se que o oferecimento de um curso on-line com a chancela da Proex-UFF atraia mais interessados.
Local de atuação:
O curso será realizado em plataforma on-line. As sessões cinematográficas terão lugar nas dependências do Instituto de Letras no campus Gragoatá, em Niterói. O Auditório Macunaíma tem abrigado as sessões do Cine MC-UFF desde 2018.
Objetivo
•O principal objetivo deste projeto é fomentar a discussão de temas críticos para a sociedade de hoje nos campos dos direitos humanos e justiça a partir da experiência coletiva do cineclubismo. Como o Cine MC-UFF se abriga no Instituto de Letras e surgiu como desdobramento da disciplina Matrizes Clássicas, obrigatória para todos/as ingressantes, o foco é desafiar sempre a chamada tradição clássica nos estudos literários e questionar a presença estrutural do patriarcado, do racismo, da colonização, lamentáveis traços milenares nas sociedades ocidentais. O Cine MC-UFF não vê a Grécia e a Roma antigas como berços da civilização. Trata-se de material para pesquisa e debate sobre as ramificações de problemas estruturais que o mundo atual contesta e desafia. •Outro objetivo, que não se pode chamar de secundário, é promover a transdisciplinaridade, vocação natural dos Estudos Clássicos, extrapolando as disciplinas acadêmicas para adentrar no campo de atividades profissionais correlatas, como a produção de uma newsletter com crítica cinematográfica e informação jornalística, no trânsito entre as Letras, a Filosofia, a Comunicação, o Cinema. •Por fim, mas não menos importante, a proposta deste projeto de extensão é tentar também recuperar o hábito da frequência à sala escura de cinema, experiência única de imersão na chamada sétima arte, tão distante da prática do streaming e da mobilidade. A interação com o filme exibido sem interrupções é capaz de mover outras sensibilidades.
Resumo
A programação do Cineclube Matrizes Clássicas, projeto de extensão realizado pelo grupo de pesquisa Laboratório de Estudos Clássicos (LEC-UFF/CNPq), com sede no Instituto de Letras da UFF, em Niterói, fará em 2024 uma interface com a literatura contemporânea, oferecendo um curso on-line aberto e gratuito, que incluirá a exibição de quatro filmes e uma sessão extraordinária. As seguintes produções serão contempladas nas sessões, com um docente convidado a fomentar o debate, além da mediação conduzida por instrutores do Cineclube: Filme: O desprezo (França/Itália, 1963, 103 min.) Dir. Jean-Luc Godard Livro: O desprezo (Alberto Moravia) Filme: Bloom (Irlanda, 2003, 109 min.) Dir. Sean Walsh Livro: Ulisses (James Joyce) [Capítulo 18: Penélope (monólogo interior de Molly Bloom)] Filme: Undine (Alemanha/França, 2020, 91 min.) Dir. Christian Petzold Livro: Ondina (Friedrich de la Motte-Fouqué) Filme: Os 12 trabalhos (Brasil, 2006, 90 min.) Dir. Ricardo Elias Literatura: Os 12 trabalhos (roteiro do filme) Filme: Sêneca (Alemanha/Marrocos, 2023, 110 min.) Dir. Robert Schwentke (SESSÃO EXTRAORDINÁRIA) Todos os filmes são legendados em português. As inscrições têm início em 12 de julho, quando serão divulgados os detalhes da programação.