Coeducação e Educação Física escolar: reflexões introdutórias e sistematização de atividades
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Coordenador :
Fabiano Pries Devide
Ano:
2024
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo:
398512.2247.160914.23092024
Departamento/Setor:
GEF
Área Temática :
Educação
Tipo:
Cursos
Local de atuação:
O curso tem por objetivo desenvolver conhecimentos e competências sobre a Coeducação enquanto uma abordagem metodológica para o ensino da Educação Física escolar. Os objetivos específicos são: i) apropriar-se de conceitos-chave dos Estudos de Gênero; ii) conhecer a abordagem metodológica da Coeducação; iii) sensibilizar-se para a necessidade de promover a equidade na vivência das práticas corporais na Educação Física escolar; iv) refletir sobre possibilidades de sistematização de atividades coeducativas para a Educação Física escolar; e v) construir atividades para a Educação Física escolar no formato coeducativo. O público-alvo são estudantes de Licenciatura em Educação Física de Instituições de Ensino Superior públicas e docentes de Redes Públicas de Ensino.
Objetivo
O curso Coeducação e Educação Física escolar: reflexões introdutórias e sistematização de atividades apresenta quatro objetivos principais, a saber: 1. Apropriar-se dos conceitos´chave doa Estudos de Gênero; 2. Conhecer o conceito de Coeducação e suas possíveis relações com a Educação Física escolar; 3. Identificar e refletir sobre possibilidades de sistematização de conteúdos da Educação Física escolar no formato coeducativo; 4. Elaborar atividades coeducativas para os diferentes segmentos de ensino da Educação Básica. A relação com a Sociedade e o Impacto Social se promoverá a partir da socialização com agentes sociais, representados por licenciandos/as e docentes, respectivamente de IES e Redes de Ensino púbicas que, ao acessarem ferramentas para repensarem o ensino da Educação Física escolar numa ótica afirmativa no que tange aos Direitos Humanos, notadamente, aqueles que tangenciam as relações de gênero, poderão assumir uma prática pedagógica que combata as práticas sexistas, machistas, misóginas, homofóbicas e transfóbicas, que geram violência e exclusão nas escolas de Educação Básica.
Resumo
O curso tem por objetivo desenvolver conhecimentos e competências sobre a Coeducação enquanto uma abordagem metodológica para o ensino da Educação Física escolar. Os objetivos específicos são: i) apropriar-se de conceitos-chave dos Estudos de Gênero; ii) conhecer a abordagem metodológica da Coeducação; iii) sensibilizar-se para a necessidade de promover a equidade na vivência das práticas corporais na Educação Física escolar; iv) refletir sobre possibilidades de sistematização de atividades coeducativas para a Educação Física escolar; e v) construir atividades para a Educação Física escolar no formato coeducativo. O público-alvo são estudantes de Licenciatura em Educação Física de Instituições de Ensino Superior públicas e docentes de Redes Públicas de Ensino.