Coordenador : Marcia Ribeiro Pinto da Silva
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 410191.2247.161894.17092024
Departamento/Setor: MIP
Área Temática : Saúde
Tipo: i equals 0
Local de atuação: Cada vez mais se faz necessária a popularização da ciência para o público em geral. Na sociedade atual, a principal fonte de informação é o meio digital. Os jovens, principalmente, têm o hábito de consumir conteúdos curtos e vídeos, características encontradas em postagens das principais redes sociais. Assim, a utilização dessas ferramentas como fontes de informação científica se mostra uma estratégia interessante para alcançar o público e disseminar facilmente o conhecimento científico. Nesse contexto, o perfil Colonizando Ideias criado na plataforma Instagram vem elaborando conteúdo relacionado a microbiologia, com postagens objetivas, de temas atuais e com uma linguagem que seja acessível a qualquer pessoa. Este perfil foi criado em 2020, oferecendo material explicativo com linguagem acessível para aproximar a microbiologia da sociedade. O perfil foi criado, inicialmente, por dois doutores em Microbiologia pela UFRJ: Jardel Vieira de Meirelles e Rodrigo Rollin Pinheiro, atualmente JP da FAPERJ na UFRJ, os quais atuarão como colaboradores do projeto. O perfil já realizou 145 publicações e possui mais de 2.200 seguidores. Além disso, possui uma parceria com as coleções de cultura da Fiocruz, as quais cedem imagens dos seus bancos de dados para serem utilizadas nos materiais desenvolvidos pelo Colonizando Ideias. Dessa forma, a utilização desse perfil já consolidado no projeto de extensão contribuirá para o desenvolvimento da formação dos alunos da UFF e de outras instituições, estimulando o engajamento e o desenvolvimento de uma linguagem facilitada pelos alunos envolvidos, características essenciais para a aproximação dos conhecimentos técnicos gerados frente a sociedade.
Objetivo
O objetivo principal do projeto é promover a divulgação de conteúdos relacionados a microbiologia através de um perfil criado no Instagram para essa finalidade, chamado de Colonizando Ideias.
Resumo
Cada vez mais se faz necessária a popularização da ciência para o público em geral. Na sociedade atual, a principal fonte de informação é o meio digital. Os jovens, principalmente, têm o hábito de consumir conteúdos curtos e vídeos, características encontradas em postagens das principais redes sociais. Assim, a utilização dessas ferramentas como fontes de informação científica se mostra uma estratégia interessante para alcançar o público e disseminar facilmente o conhecimento científico. Nesse contexto, o perfil Colonizando Ideias criado na plataforma Instagram vem elaborando conteúdo relacionado a microbiologia, com postagens objetivas, de temas atuais e com uma linguagem que seja acessível a qualquer pessoa. Este perfil foi criado em 2020, oferecendo material explicativo com linguagem acessível para aproximar a microbiologia da sociedade. O perfil foi criado, inicialmente, por dois doutores em Microbiologia pela UFRJ: Jardel Vieira de Meirelles e Rodrigo Rollin Pinheiro, atualmente JP da FAPERJ na UFRJ, os quais atuarão como colaboradores do projeto. O perfil já realizou 145 publicações e possui mais de 2.200 seguidores. Além disso, possui uma parceria com as coleções de cultura da Fiocruz, as quais cedem imagens dos seus bancos de dados para serem utilizadas nos materiais desenvolvidos pelo Colonizando Ideias. Dessa forma, a utilização desse perfil já consolidado no projeto de extensão contribuirá para o desenvolvimento da formação dos alunos da UFF e de outras instituições, estimulando o engajamento e o desenvolvimento de uma linguagem facilitada pelos alunos envolvidos, características essenciais para a aproximação dos conhecimentos técnicos gerados frente a sociedade.