Conexão Geoinformação
Enviar um e-mail
Coordenador :
Paula Maria Moura de Almeida
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
402384.2258.346178.21022024
Departamento/Setor:
GGE
Área Temática :
Tecnologia e Produção
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
O Público Alvo são estudantes, profissionais, professores e pesquisadores que se interessam pelas Geotecnologias e suas aplicações nos estudos ambientais.
Local de atuação:
Organização:UFF; Divulgação: YouTube
Objetivo
A Conexão Geoinformação tem como objetivo continuar produzindo conhecimento para o público do canal da JGEOTEC, integrando estudantes e pesquisadores do Estado do Rio de Janeiro que atuam nas áreas de Geotecnologias, para compartilhar suas experiências através de debates e apresentação de trabalhos resultantes de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico, ensino e extensão realizados nas instituições de ensino superior. Especificamente o projeto se propõe: i) Fomentar experiência na organização de um projeto para divulgação científica em alunos de graduação e pós-graduação; ii) Promover maior integração entre membros da sociedade acadêmica e além, expandindo o pensamento crítico nos diversos atores envolvidos com as geotecnologias; iii) Permitir ao público em geral que cheguem ao canal do Youtube uma visão ampla sobre a atuação das geotecnologias, sua inserção na sociedade e suas perspectivas profissionais;
Resumo
A Geoinformação, no contexto das transformações tecnológicas dos últimos 50 anos, abrange todo um conjunto de conhecimentos, métodos e técnicas que se relacionam com a obtenção, processamento e análise de dados geográficos. No estado do Rio de Janeiro, núcleos de pesquisa relacionados a aplicação de geotecnologias são identificados em todas as instituições públicas de ensino superior. A atuação constante no debate e extensão universitária desses grupos levou à organização, em 2011, da 1ª Jornada de Geotecnologias do Estado – JGEOTEC. Em sua trajetória, o evento contou ainda com 6 edições. A penúltima, organizada em 2020 pela UFF, foi a primeira na modalidade remota. A mudança ampliou o público participante, possibilitando que mais de 500 pessoas se inscrevessem em um canal do YouTube para acompanhar palestras, minicursos e sessões de apresentação de trabalhos. Dentro deste contexto é que se pensou um projeto composto por atividades remotas, articuladas de forma temática e institucional, o projeto Conexão Geoinformação. O projeto foi pensado como um projeto paralelo ao evento, de modo a continuar criando conteúdo de divulgação científico ao público entre as Jornadas. A Conexão Geoinformação apresentará aos mais de 700 inscritos no canal as pesquisas e realidades vivenciadas por profissionais atuantes na área de geotecnologias, permitindo o intercâmbio de experiência entre grupos de pesquisa e a livre transferência de conhecimentos entre os mesmos. Além da organização de lives, serão realizados debates pelos alunos de pós-graduação e outros tipos de materiais para a divulgação científica dessa área do conhecimento.