Contaminação do leite: uma abordagem lúdica e educacional
Enviar um e-mail
Coordenador :
Marco Antonio Sloboda Cortez
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
401693.2258.84285.06022024
Departamento/Setor:
MTA
Área Temática :
Saúde
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
O seguinte projeto tem como público-alvo proprietários e trabalhadores rurais, veterinários, agrônomos, zootecnistas, técnicos agropecuários e outros indivíduos com ligação a atividade leiteira. Também, irá beneficiar professores e estudantes da UFF e de outras instituições pelo aspecto de formação de disseminadores de conhecimento.
Local de atuação:
O local de planejamento, treinamento e articulação das ações será a Faculdade de Veterinária da UFF, situada à Av. Alm. Ary Parreiras, 507 - Icaraí, Niterói - RJ, 24220-000, principalmente no Laboratório de Tecnologia e Inspeção de Leite e Derivados. Também serão realizadas atividades para a população interessada, predominantemente na região de Cachoeiras de Macacu/RJ. Amostras de leite serão doadas pelos integrantes dos referidos projetos (com Carta de Doação de Amostras), sendo analisadas no Laboratório de Tecnologia e Inspeção de Leite e Derivados. Serão observadas ainda as demandas dos locais de produção a fim de juntar informações pertinentes para a confecção das cartilhas e “folders” explicativos e dos jogos educativos.
Objetivo
Objetivo geral Objetiva-se com esse projeto descriminar os fatores relacionados com a contaminação inicial do leite ainda no local de ordenha e a partir deste levantamento inicial, confeccionar cartilhas, folders e jogos educativos sobre o tema qualidade do leite, para auxiliar a disseminação de conhecimento sobre o assunto. Objetivos específicos: •Determinar os principais problemas que impedem a obtenção de um leite de melhor qualidade; •Verificar a qualidade microbiológica, físico-química e a contagem de células somáticas do leite; •Produzir jogos educativos (palavras cruzadas, trívias e jogos de tabuleiro) voltados para diferentes faixas etárias; •Confeccionar cartilhas e folders explicativos sobre ordenha higiênica e condições sanitárias de ordenha; •Ministrar palestras e cursos sobre o assunto e distribuir o material confeccionado.
Resumo
No Brasil, a cadeia leiteira é uma importante atividade que se relaciona a produção primária, ao transporte e ao processamento. Nas diversas propriedades rurais espalhadas pelo Brasil as condições de higiene são fatores fundamentais que devem ser controlados com o objetivo de obter um leite seguro e apto para ser processado e consumido. Diversos pontos estão relacionados com a contaminação inicial do leite e reconhecer esses fatores é fundamental para melhorar a qualidade do leite produzido. Desta forma, com esse projeto objetiva-se avaliar os fatores relacionados com a contaminação inicial do leite ainda no local de ordenha, sendo avaliada também a contagem de células somáticas, a qualidade físico-química e microbiológica deste leite. Serão confeccionados cartilhas e jogos educativos sobre o tema qualidade do leite. Este material será distribuído para o público alvo para auxiliar na disseminação de conhecimento sobre o assunto. Essa dispersão de conhecimento é uma contrapartida social em uma área fundamental para a agricultura familiar, auxiliando a produção de leite de qualidade e o fortalecimento do agronegócio e da indústria láctea brasileira. Também, o projeto auxiliará a maior integração dos setores científicos, educacionais e produtivos por meio de uma interligação entre as ações.