Contestação Política
Enviar um e-mail
Coordenador :
Rodrigo Silva Lima
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
402479.2258.72027.21022024
Departamento/Setor:
SSN
Área Temática :
Direitos Humanos e Justiça
Tipo:
Cursos
Local de atuação:
O Curso de Extensão “CONTESTAÇÃO POLÍTICA” está articulado a um conjunto de ações universitárias que visam manter a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Essas ações envolvem três momentos articulados: I - Realização de ciclos de debates e rodas de conversa. II - Na execução de atividades de atualização profissional de curta duração. III - Na preparação discente para realização de atividades extensionistas e Formação Continuada. É um curso que tem o intuito de fortalecer a interdisciplinaridade no trabalho docente, promover a aproximação entre os setores que produzem conhecimento na universidade e articular os interesses sociais dos segmentos da classe que atuam na defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É parte constitutiva do Projeto de Pesquisa, “Trinta anos do ECA e a interface com o trabalho de assistentes sociais' e uma ação do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Direitos Humanos, Infância, Juventude e Serviço Social (NUDISS). Pretende-se aproveitar as experiências de docentes e discentes da UFF, em diversas áreas, além de contar com o trabalho e mobilização de militantes e profissionais de entidades da sociedade civil, conselhos de classe e etc. É a continuidade do Projeto Ilusões e Sementes nos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente e atende demandas trazidas por vários sujeitos sociais vinculados ao Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes (SGDCA). É a universidade pública comprometida com a curricularização da extensão e cumprindo, ao mesmo tempo, um papel de relevância social e reiterando seus princípios constitucionais.
Objetivo
Geral Promover a atualização profissional, fortalecer a formação crítica dos sujeitos que compõem o Sistema de Garantia de Direitos, por meio do curso de extensão e de ementas sintonizadas com as preocupações acerca da promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. E, ao fazer isso, tornar a Escola de Serviço Social e a Universidade Federal Fluminense, referência na formação de profissionais inseridos em políticas sociais de proteção à crianças e adolescentes, bem como na produção de recursos humanos altamente qualificados para o exercício profissional e formação de equipes técnicas nas áreas previstas no ECA Específicos • Mobilizar docentes e discentes na universidade e representantes da sociedade civil para participar de disciplinas optativas, grupos de estudos, projetos de pesquisa e extensão; • Trocar experiências para aperfeiçoar a proposta em questão, identificando os projetos de extensão universitária que realizam atividades correlatas; • Realizar conjuntamente encontros, seminários, ciclos de debates, dentro e fora da universidade, para alcançar outros públicos dando visibilidade às ações de conselheiros tutelares, educadores sociais e outros sujeitos políticos do SGD que atuem com crianças e adolescentes; • Intensificar o processo de qualificação do atendimento prestado ao público infanto-juvenil nas instituições de saúde, educação e assistência social
Resumo
O Curso de Extensão CONTESTAÇÃO POLÍTICA está articulado a um conjunto de ações universitárias que visam manter a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Essas ações envolvem três momentos articulados: I - Realização de ciclos de debates e rodas de conversa. II - Na execução de atividades de atualização profissional de curta duração. III - Na preparação discente para realização de atividades extensionistas e Formação Continuada. É um curso que tem o intuito de fortalecer a interdisciplinaridade no trabalho docente, promover a aproximação entre os setores que produzem conhecimento na universidade e articular os interesses sociais dos segmentos da classe que atuam na defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É parte constitutiva do Projeto de Pesquisa, Trinta anos do ECA e a interface com o trabalho de assistentes sociais e uma ação do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Direitos Humanos, Infância, Juventude e Serviço Social (NUDISS). Pretende-se aproveitar as experiências de docentes e discentes da UFF, em diversas áreas, além de contar com o trabalho e mobilização de militantes e profissionais de entidades da sociedade civil, conselhos de classe e etc. É a continuidade do Projeto Ilusões e Sementes nos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente e atende demandas trazidas por vários sujeitos sociais vinculados ao Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes (SGDCA). É a universidade pública comprometida com a curricularização da extensão e cumprindo, ao mesmo tempo, um papel de relevância social e reiterando seus princípios constitucionais.