Coordenador : Fabio Otero Ascoli
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 407839.2247.64107.16072024
Departamento/Setor: HUVET
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público-alvo é a comunidade que frequenta os diferentes campus da UFF - Niterói.
Local de atuação: Nos diferentes campi da UFF - Niterói e no Hospital Universitário de Medicina Veterinária Professor Firmino Marsico Filho (HUVET).
Objetivo
Objetivo geral: - Promover saúde e bem-estar para os cães e gatos dos campi da UFF- Niterói por meio do controle populacional e educação em saúde da comunidade da UFF. Objetivos específicos: - Realizar o levantamento do número de cães e gatos que habitam os campi da UFF - Niterói. - Capturar cães e gatos, implantar microchip e cadastrar no sistema de gestão do HUVET. - Realizar avaliação clínica, laboratorial e imaginológica dos animais cadastrados. - Realizar a castração dos cães e gatos saudáveis. - Correlacionar achados de exames, dados epidemiológicos e clínicos com o diagnóstico de cada agente causador de doenças infecciosas e parasitárias de cães e gatos. - Promover a doação dos animais por meio de campanhas de adoção. - Promover educação em saúde para a comunidade dos campi UFF- Niterói.
Resumo
Segundo a Organização Mundial para a Saúde Animal (OIE), a estratégia global para promover a saúde pública visa reduzir os riscos e os impactos de doenças emergentes no ecossistema homem-animal, principalmente através de políticas de vigilância de doenças animais, sendo eficaz e eficiente para proteger seres humanos. Aproximadamente 75% das doenças infecciosas emergentes são zoonoses, muitas transmitidas por vetores e associadas a animais domésticos e silvestres. Considerando esses aspectos, leishmaniose, dirofilariose, borreliose, babesiose, erliquiose, anaplasmose, bartonelose, esporotricose e escabiose são doenças infecciosas e parasitárias, em sua maioria zoonoses e requerem diagnóstico situacional em cães, gatos e animais silvestres que tem convívio muito próximo a seres humanos. O controle populacional de animais errantes contribui significativamente para prevenção dessas zoonoses. O objetivo deste projeto é fazer um levantamento do número de cães e gatos que habitam os diferentes campus da UFF e são mantidos com guarda compartilhada por funcionários e alunos. Realizar a avaliação clínica e viabilizar o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças infecciosas e parasitárias destes animais. Promover o controle populacional por meio da realização de cirurgias para castração dos animais, em conjunto com estratégias educativas voltadas para a comunidade dos campi para promover educação em saúde pública, ambiental e de guarda responsável, valorizando a saúde humana, animal e do meio ambiente.