Coordenador : Rodrigo Delpupo Monfardini
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 401862.2258.163285.12022024
Departamento/Setor: CEC
Área Temática : Cultura
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público-alvo do presente projeto de extensão compõe-se predominantemente de estudantes de graduação e pós-graduação, tanto internos à UFF, quanto de outras instituições universitárias, mas também aberto ao público em geral.
Local de atuação: UFF/Plataforma digital.
Objetivo
O objetivo da ação proposta é apresentar e fomentar o debate da teoria da crítica da economia política a partir da linguagem artística, mais acessível do que a linguagem puramente teórica, trazendo inclusive para o debate da formação do Brasil contemporâneo. Isso permite não só uma melhor formação dos estudantes e o fomento de atividades de pesquisa e de trabalhos de TCC, mas também a integração de estudantes de diferentes cursos e de profissionais formados em diferentes áreas de atuação, o que fomenta o debate do tema. Por fim, como o tema da Economia Política favorece o pensamento crítico da estrutura econômica da sociedade econômica, servindo de base para políticas de luta contra a pobreza e de emancipação humana, essa grande capilaridade favorece o seu impacto social.
Resumo
O objetivo da ação proposta é apresentar e fomentar o debate da teoria da crítica da economia política a partir da linguagem artística, mais acessível do que a linguagem puramente teórica. Nesse sentido, serão debatidas com o público-alvo obras de literatura que contribuam para o entendimento da crítica da economia política, principalmente no que diz respeito ao contexto de surgimento dessa teoria, marcado pela transição para o capitalismo no mundo ocidental. O enfoque, na ação deste ano, é o debate sobre diferentes projetos de sociedade que ocorre na literatura russa, inglesa e francesa da segunda metade do século XIX, contrastando-o com discussão do projeto de nacionalidade no Brasil na virada do século XIX para o XX. Para a realização da ação deste ano, os autores estrangeiros, já debatidos nas quatro edições anteriores deste projeto, serão tomados como referência para a discussão de autores brasileiros. Ao longo do ano será feita a leitura individual de quatro obras de literatura brasileira com sua discussão em encontros quinzenais. Os autores estrangeiros já debatidos são Fiódor Dostoiévski, Nikolai Tchernichévski, Ivan Turgueniev, Charles Dickens, Honoré de Balzac e Émile Zola. Para discutir o caso brasileiro iniciaremos por um romance de Lima Barreto, seguido pela obra de Jorge Amado, Graciliano Ramos e José Lins do Rego. Como referência teórica, serão tomados os autores brasileiros do período, que discutem a formação da sociedade brasileira, principalmento Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda.