Coordenador : Isabel Cristina Chaves Lopes
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 400861.2258.90764.21022024
Unidade/Órgão Adm.: ESR
Departamento/Setor: SSC
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos da disciplina optativa \\\Arte e mediações ético políticas do trabalho do assistente social\\\ e assistentes sociais.
Local de atuação: Instituto de Ciências da Sociedade de Desenvolvimento Regional - Departamento de Serviço Social de Campos.
Objetivo
-Desenvolver compreensão da cultura como dimensão essencial da vida em sociedade. - Aprofundar a compreensão das desigualdades raciais como um produto da questão social no capitalismo. - Reconhecer, eticamente, as vivências humanas como material de estudos científicos, considerando as clivagens de classe, raça, gênero e etnia. -Contribuir para uma formação profissional, de assistentes sociais, pautada na defesa concreta da diversidade social e dos direitos humanos, com ênfase na interseção classe, raça e gênero.
Resumo
Este projeto está vinculado ao Getepss (Grupo de Estudos em Ética Profissional do Serviço Social) que é uma atividade integrante do Nucems (Núcleo de Estudos em Cultura, Educação e Movimentos Socias) e do Nediger (Núcleo de Estudos em Ética e desigualdades de gênero, classe, geração, etnia e racismo). Caracteriza-se como parte da metodologia de orientações acadêmicas realizadas pela docente, voltadas para os fundamentos teóricos, metodológicos, éticos e políticos da intervenção profissional do assistente social. Seu público alvo é composto prioritariamente por alunos das disciplinas de Estágio Supervisionado em Serviço Social, TCCI , TCC III, Ética Profissional em Serviço Social, das atividades de Monitoria Acadêmica, Iniciação Científica, Bolsa de extensão e também alunos do curso de Especialização em Serviço Social. As atividades são também abertas a assistentes sociais e outros interessados, advindos de outras áreas de conhecimento. A metodologia envolve o estudo de categorias teóricas analíticas, necessárias à compreensão do atravessamento das condições de classe, raça, gênero, geração e etnia, em processos sociopolíticos configurados por desigualdades sociais e que se formam nas dinâmicas da vida cotidiana. Suas ações estão relacionadas à tríade ensino, pesquisa e extensão, através do fortalecimento de princípios da interdisciplinaridade e de uma identidade própria de nação. A capacitação deverá ocorrer de maneira integrada a atividades acadêmicas de pesquisa e extensão e às disciplina optativa Arte e mediações ético políticas do trabalho do/a assistente social e Ética Profissional e Serviço Social