Curso FormaSB: Processo de trabalho e implementação municipal da Política Nacional de Saúde Bucal.
Enviar um e-mail
Coordenador :
Elisete Casotti
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
401537.2258.124741.15022024
Departamento/Setor:
MPS
Área Temática :
Saúde
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
160 alunos de cursos de graduação de odontologia das insituições de ensino superior do país, que apoiarão 3200 alunos matriculados nas turmas do curso FormaSB-APS, no território nacional, compostas por coordenadores municipais e equipes de saúde bucal da Estratégia Saúde da Família.
Local de atuação:
Todas as atividaes do projeto serão na modalidade online.
Objetivo
Objetivo Geral Estruturar um componente de participação acadêmica voluntária, no formato de monitoria, para atuar junto aos tutores no desenvolvimento do curso FormaSB-APS, com coordenadores municipais e equipes de saúde bucal da Estratégia Saúde da Família. Objetivos Específicos Apoiar, por meio das atividades de monitoria, os tutores no planejamento e desenvolvimento dos momentos síncronos do curso de extensão FormaSB. Apoiar a Coordenação Nacional nas atividades de comunicação com as turmas e na organização e divulgação dos encontros temáticos complementares e de atividades de pesquisa. Oportunizar e fomentar a formação discente no campo da Extensão e em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Odontologia.
Resumo
A publicação da Lei no 14.572, de 08 de maio de 2023, que alterou a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para incluir a PNSB formalmente no campo de atuação do SUS (BRASIL, 2023), convoca todos os entes federativos a criar condições para implementar suas diretrizes nos planos de ação dos governos Este projeto busca estruturar um elemento de participação acadêmica voluntária, na forma de monitoria, para apoiar tutores em curso de extensão durante os encontros síncronos com as turmas . O curso intitulado FormaSB-APS, Processo de trabalho e implementação municipal da Política Nacional de Saúde Bucal é uma das estratégias promovidas pela Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, para qualificar em larga escala coordenadores municipais e trabalhadores das equipes de saúde bucal. A coordenação nacional do curso será executada pela Universidade Federal de Minas Gerais, com participação da Universidade Federal Fluminense e Universidade Federal da Bahia, por meio de um Termo de Execução Descentralizada. O curso será desenvolvido na modalidade online com a oferta de 3200 vagas para municípios brasileiros de até 20 mil habitantes, com prioridade para as regiões Norte e Nordeste. Serão 160 turmas acompanhadas por tutores e a abordagem didático-pedagógica do curso está ancorada em princípios da educação online (Pimentel, 2020). As etapas deste projeto incluem: a seleção e preparação dos alunos para a monitoria, bem como a avaliação das atividades realizadas. A presença de monitores potencializará os encontros síncronos, fornecendo suporte ao tutor no desenvolvimento das aulas.