Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares
Enviar um e-mail
Coordenador :
Viviane Merlim Moraes
Ano:
2024
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo:
409150.2247.358952.18082024
Departamento/Setor:
SSE
Área Temática :
Educação
Tipo:
Cursos
Publico Alvo :
O público-alvo consiste nos professores responsáveis pelas salas de aula, os apoio técnico teóricos (ATT), que serão formados pela equipe coordenadora do projeto para mediar os encontros síncronos e assíncronos, e os cursistas, que são servidores das instituições estaduais e municipais de toda a federação, a serem inscritos pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC).
Objetivo
Objetivo Geral 1. Formar diretores escolares e técnicos de secretarias de educação para execução de suas múltiplas funções, com foco em situações práticas do cotidiano escolar; na perspectiva de propiciar boa comunicação, compartilhar experiências e conhecimentos do dia a dia e avaliar todo o processo. Objetivos específicos 1. Refletir sobre a melhoria da qualidade do Projeto Político Pedagógico da escola; liderança; conflitos e mediação escolar e importância da continuidade nas ações para a gestão escolar; 2. Criar espaços institucionalizados para fomentar a troca de experiências e conhecimentos entre diretores escolares, com intenção de contribuir para a melhoria das práticas da gestão. 3. Compartilhar o conjunto de conhecimentos e vivências deste profissional da educação, de suas contribuições para o enfrentamento das problemáticas que exigem uma tomada de decisão, construindo assim novas soluções coletivas em prol da melhoria da escola. Para a proposta do Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares acontecer, é importante que a interação entre os profissionais da educação ocorra de forma eficiente, por isso faz-se necessário que aconteça de forma assertiva e sistemática, com base em situações de desafios que os diretores escolares enfrentam, conforme suas práticas cotidianas. Ações voltadas para a formação continuada dos profissionais da educação suscitam recorrentemente um dilema epistemológico: como vincular teoria e prática? Vale salientar que a prática não significa uma simples aplicação da teoria. Ao contrário, ela envolve embates e conflitos, concedendo a estes um sentido emancipatório e de compreensão de mundo bastante específicos. A relação teoria e prática permite elucidar novos mecanismos de ação, revelando como determinadas tendências perenizam os obstáculos que impossibilitam e impedem algumas mudanças, trazendo à tona novas formas de atuação com potencial de superação de tais obstáculos.
Resumo
O Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação - PRODITEC, tem por finalidade contribuir para o aprimoramento da gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas públicas da educação básica e das secretarias de educação, por meio de apoio à formação continuada, em consonância ao que é estabelecido no Decreto 8.752, de 9 de maio de 2016, que dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. A proposta apresenta o projeto de oferta do Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares, no âmbito do PRODITEC, que implica no desenvolvimento de uma formação continuada para diretores escolares e técnicos de Secretarias de Educação, para execução de suas múltiplas funções, com foco em situações práticas do cotidiano escolar, com vistas a boa comunicação, compartilhar experiências e conhecimentos do dia a dia, e avaliar todo o processo. Entende-se que a interação entre diretores escolares da mesma rede administrativa pode estabelecer laços de confiança e, de forma prática e assertiva, prestar apoio, receber contribuições, possibilitar trocas de saberes, sem que haja uma relação hierárquica entre eles. Este plano de trabalho será realizado por meio de parceria entre o MEC e a Universidade Federal Fluminense (UFF). É importante que a interação entre os profissionais da educação ocorra de forma eficiente, por isso faz-se necessário que aconteça de forma assertiva e sistemática, com base em situações de desafios que os diretores escolares enfrentam, conforme suas práticas cotidianas.