Curso de Atualização Oficina de Saber
Enviar um e-mail
Coordenador :
Fatima Pereira Picanço Brasil
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
402100.2258.189877.21022024
Departamento/Setor:
COLUNI
Área Temática :
Educação
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Jovens e adultos da rede pública de ensino, de menor poder aquisitivo, pretos, pardos, indígenas (PPI), portadores de deficiência (PCD), dentre outros, que obtiveram a certificação do ensino médio através de Educação de Jovens e Adultos, por meio do Encceja - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, e aqueles que cursaram o ensino regular, há anos e desejam retomar os estudos com o objetivo de ingressar no ensino superior. Bolsistas de extensão da UFF, tutores, monitores e voluntários internos e externos à UFF.
Local de atuação:
Programa Oficina do Saber - Campus Mequinho - Rua Jansen de Melo 174, Centro, Niterói, RJ
Objetivo
Objetivos Gerais: 1. Oportunizar a ampliação e atualização de conhecimentos aos participantes, resgatando defasagens de conteúdos e qualificando-os para uma maior competitividade na sociedade. 2. Proporcionar aos alunos universitários vivências junto às camadas populares, influenciando positivamente na formação desses futuros profissionais e oferecendo espaço para a prática de suas futuras profissões, baseando-se em princípios de solidariedade e ética. Objetivos Específicos: 1. Servir como opção para a prática pedagógica de universitários de diferentes cursos de licenciaturas da UFF, incluindo vivências junto às camadas populares para influenciar na formação desses futuros profissionais. 2. Intervir no processo de evasão do Pré-Universitário Oficina do Saber. 3. Contribuir para o enriquecimento da formação geral e cultural dos alunos, proporcionando uma melhor inserção nos diferentes ambientes de trabalho, independentemente de sua trajetória profissional futura. 4. Proporcionar vivências universitárias aos alunos, envolvendo visitas e interações com diversos setores da UFF, participação em debates, cursos, palestras, atividades culturais e artísticas. 5. Estimular a criação do hábito de estudo em livros e consultas a obras literárias de referência, essenciais para um bom desempenho no curso universitário. 6. Aplicar e/ou resgatar conteúdos que estimulem o pensamento crítico, permeado pela visão cultural, social e de valorização da cidadania, preparando os alunos para a vida. 7. Enfatizar conceitos relevantes e integradores nas diferentes disciplinas do currículo, evitando o excesso de conteúdo fragmentado típico do ensino médio. 8. Oferecer reforço aos alunos que apresentarem lacunas educacionais relevantes, prejudicando o acompanhamento do curso. 9. Realizar atividades extraclasse integradas à área pedagógica, favorecendo a formação educacional e aspectos da cidadania, sem prejudicar as atividades de classe. 10. Desafiar e orientar alunos com altas habilidades para o desenvolvimento de seus potenciais. 11. Promover reflexão sobre escolha profissional por meio de debates e entrevistas com profissionais dedicados, além de fornecer informações sobre diversas opções profissionais. 12. Incentivar a inclusão digital dos alunos por meio da participação em cursos de treinamento e qualificação na área de informática. 13. Proporcionar ensino contextualizado através de práticas reflexivas que estimulem a construção de um novo conhecimento. 14. Promover o estímulo à visualização de novas alternativas de vida, indo além do ingresso na Universidade. 15. Estimular a reflexão e participação ampla em questões sociais e de cidadania.
Resumo
A integração de uma cidade no contexto globalizado está diretamente ligada aos investimentos feitos para melhorar e expandir o nível educacional de sua população. Estes investimentos são cruciais para capacitar as pessoas a acompanharem as mudanças, garantindo que a população esteja apta a enfrentar um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Como um dos principais agentes sociais locais, as universidades têm a responsabilidade de desenvolver e oferecer serviços que apoiem os cidadãos na busca por oportunidades de participar das transformações produtivas que estão ocorrendo globalmente. Nesse contexto, o Programa Oficina do Saber, historicamente voltado para questões sociais, estabeleceu o Projeto Pré-Universitário Social Oficina do Saber. Embora tenha havido uma taxa considerável de evasão ao longo do tempo, principalmente devido à falta de preparo de alguns participantes que estiveram fora do ambiente escolar por um período significativo, procuramos abordar essa questão propondo o Projeto de Atualização Oficina do Saber. Este curso tem como objetivo ajudar a reintegrar esses alunos, fornecendo-lhes os conteúdos básicos necessários para darem continuidade aos seus estudos. Isso permite que membros da comunidade que desejam ampliar seus conhecimentos para se destacar na sociedade tenham as condições adequadas para alcançar seus objetivos.