Coordenador : Inny Bello Accioly
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 401827.2258.336317.08022024
Departamento/Setor: SSE
Área Temática : Educação
Tipo: Cursos
Publico Alvo : Refugiados e imigrantes em situação de deslocamento forçado. Professores da Rede Pública e Privada
Objetivo
Atender refugiados e imigrantes em situação de deslocamento forçado por meio da oferta do ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAC). Inserir a temática dos refugiados no escopo das ações desenvolvidas pela UFF. Promover a capacitação de profissionais da educação para a atuação junto a um público que é culturalmente diverso. Engajar a comunidade acadêmica no combate ao racismo, xenofobia, intolerância religiosa, violência de gênero e outras formas de violência praticadas contra as pessoas em situação de refúgio. Promover a formação de professores para atuarem junto ao público de crianças, jovens e adultos imigrantes e/ou refugiados.
Resumo
O projeto atende refugiados e imigrantes (que se encontram em diversas regiões do Brasil e em situação vulnerabilidade socioeconômica) por meio do ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAC), no formato de ensino online. O ensino de língua portuguesa para refugiados está inserido no Plano de Trabalho acordado pela UFF em 2018 no convênio com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), que instituiu a Cátedra Sérgio Vieira de Melo na UFF (CSVM). A aprendizagem da língua portuguesa é uma necessidade vital para que os refugiados possam se estabelecer no Brasil de forma digna e ter acesso a direitos. Adicionalmente, a legislação prevê como condição para a naturalização como cidadão brasileiro o certificado de conclusão de curso de língua portuguesa para imigrantes realizado em instituição de educação superior credenciada pelo MEC. Além do ensino de língua portuguesa, o projeto, que é desenvolvido em parceria com a Rede Emancipa de Educação Popular, promove ações de apoio aos refugiados por meio de uma rede de solidariedade em que participam profissionais da psicologia, direito, serviço social, educação e outros. O projeto também promove capacitação de profissionais da educação e estudantes da UFF para a docência voltada às especificidades dos cerca de 62 mil refugiados acolhidos pelo Brasil (dados de junho de 2022). O projeto tem como referência a pedagogia crítica no contexto da educação popular, com intuito de propiciar um ensino-aprendizado para a formação do pensamento crítico e inclusivo.