Coordenador : Fabiana Barzotto Kohlrausch
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 398895.2247.353553.07082024
Departamento/Setor: GBG
Área Temática : Saúde
Tipo: Cursos
Local de atuação: O processo ensino aprendizagem de genética é considerado desafiador para docentes e discentes da área da saúde. Essa complexidade está relacionada à natureza abstrata da disciplina, linguagem e simbologia específica, cálculos matemáticos, organização sequencial dos tópicos, e ao constante avanço científico da área. Nesse contexto, muitos profissionais apresentam um conhecimento superficial ou insuficiente da genética. Entretanto, a genética está cada vez mais inserida em diferentes áreas da sociedade, exigindo de muitos indivíduos conhecimentos básicos para a tomada de decisões clínicas, reprodutivas e sociais de maneira consciente. Sendo assim, é necessário promover um ensino aprendizagem significativo de genética dentro e fora da universidade, limitando o uso exclusivo de metodologias tradicionais de ensino e estimulando o aprendizado prático e ativo, centralizado no aluno, crítico, reflexivo, autônomo e transcendente. Dessa maneira, objetiva-se auxiliar na formação e qualificação de profissionais conhecedores da genética e capazes de contribuir para o letramento científico da população. Para tanto, o projeto proposto objetiva o oferecimento de curso de atualização no tema de Genética Molecular, para discentes de graduação e profissionais que atuam na rede pública ou privada de ensino no estado do Rio de Janeiro.
Objetivo
Objetivo Geral Promover cursos de extensão para aprimoramento do processo ensino aprendizagem de genética utilizando metodologias teóricas e práticas em laboratório, capazes de estimular a formação e qualificação de um profissional detentor de um conhecimento mais profundo, crítico e reflexivo. Objetivos específicos Aplicar aulas teóricas de conteúdos atuais no tema de genética, para aprofundamento do conhecimento na área; Aplicar metodologias de aulas práticas para promover a aprendizagem reflexiva, crítica, dinâmica e ativa da genética; Aprimorar o conhecimento genético de futuros docentes e profissionais docentes ou da saúde
Resumo
O processo ensino aprendizagem de genética é considerado desafiador para docentes e discentes da área da saúde. Essa complexidade está relacionada à natureza abstrata da disciplina, linguagem e simbologia específica, cálculos matemáticos, organização sequencial dos tópicos, e ao constante avanço científico da área. Nesse contexto, muitos profissionais apresentam um conhecimento superficial ou insuficiente da genética. Entretanto, a genética está cada vez mais inserida em diferentes áreas da sociedade, exigindo de muitos indivíduos conhecimentos básicos para a tomada de decisões clínicas, reprodutivas e sociais de maneira consciente. Sendo assim, é necessário promover um ensino aprendizagem significativo de genética dentro e fora da universidade, limitando o uso exclusivo de metodologias tradicionais de ensino e estimulando o aprendizado prático e ativo, centralizado no aluno, crítico, reflexivo, autônomo e transcendente. Dessa maneira, objetiva-se auxiliar na formação e qualificação de profissionais conhecedores da genética e capazes de contribuir para o letramento científico da população. Para tanto, o projeto proposto objetiva o oferecimento de curso de atualização no tema de Genética Molecular, para discentes de graduação e profissionais que atuam na rede pública ou privada de ensino no estado do Rio de Janeiro.