DIÁLOGOS SOBRE A CIDADE POPULAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Enviar um e-mail
Coordenador :
Regina Bienenstein
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
401432.2258.35490.21022024
Unidade/Órgão Adm.:
-
Departamento/Setor:
NEPHU
Área Temática :
Direitos Humanos e Justiça
Tipo:
Cursos
Local de atuação:
O curso de extensão visa subsidiar estudantes, profissionais e movimentos sociais que se interessam e que lutam pelo direito à cidade, preparando-os para participar efetiva e qualificadamente no processo de gestão urbana. Articula-se com disciplina optativa de mesmo nome do PPGAU-UFF e vincula-se aos programas de extensão ‘A Universidade pública e o direito à cidade: assessoria a movimentos sociais no Estado do Rio de Janeiro’, no âmbito do NEPHU-PROEX-UFF e 'PROEXT pg: Urgências Socioambientais e a Cidade: contribuições da arquitetura e urbanismo para o desenvolvimento sustentável e inclusivo', vinculado ao PPGAU-UFF. Os temas abordados incluem cidadania, direito à cidade e à moradia, produção do espaço urbano e seus agentes (Estado, agentes privados e setor popular), problema habitacional, instâncias de participação na gestão urbana e habitacional, legislação urbana e fundiária, incluindo o Estatuto da Cidade, Lei de ATHIS e Lei n° 13.465. O curso contará com a contribuição de professores das áreas de Arquitetura e Urbanismo, Serviço Social, Geografia, Engenharia, Ciência Política e Direito. Será desenvolvido em dois semestres do ano 2024 e compreenderá aulas, oficinas e rodas de conversa. O primeiro semestre incluirá aulas expositivas, complementadas por oficinas sobre os conteúdos apresentados e rodas de conversa com atores urbanos diversos (representantes do Executivo e Legislativo de Niterói, Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Ministério Público, movimento popular e academia). No segundo semestre, será realizado Diagnóstico Popular da comunidade Tenente Jardim, palestras e rodas de conversa sobre direito à cidade e à moradia e oficinas sobre impressões e aprendizados.
Objetivo
OBJETIVO GERAL: Contribuir para instrumentalizar e qualificar moradores, profissionais e estudantes para atuarem de forma crítica em seu cotidiano, como agentes para a garantia do direito à cidade e moradia digna. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: (i) Subsidiar coletivos populares que lutam pelo direito à cidade com informações técnicas relevantes (nas áreas de arquitetura e urbanismo, serviço social, geografia, direito e engenharia); (ii) Promover a integração, o diálogo e a troca de conhecimentos e saberes entre as comunidades e a academia; (iii) Afirmar os moradores como sujeitos da ação e planejadores populares; (iv) Promover a formação de estudantes e profissionais de diferentes áreas do conhecimento no enfrentamento dos problemas de moradia do trabalhador de baixa renda; (v) Capacitar técnicos e estudantes para atuar no sentido de superar os problemas presentes no cenário urbano popular.
Resumo
O curso de extensão visa subsidiar estudantes, profissionais e movimentos sociais que se interessam e que lutam pelo direito à cidade, preparando-os para participar efetiva e qualificadamente no processo de gestão urbana. Articula-se com disciplina optativa de mesmo nome do PPGAU-UFF e vincula-se aos programas de extensão ‘A Universidade pública e o direito à cidade: assessoria a movimentos sociais no Estado do Rio de Janeiro’, no âmbito do NEPHU-PROEX-UFF e PROEXT pg: Urgências Socioambientais e a Cidade: contribuições da arquitetura e urbanismo para o desenvolvimento sustentável e inclusivo, vinculado ao PPGAU-UFF. Os temas abordados incluem cidadania, direito à cidade e à moradia, produção do espaço urbano e seus agentes (Estado, agentes privados e setor popular), problema habitacional, instâncias de participação na gestão urbana e habitacional, legislação urbana e fundiária, incluindo o Estatuto da Cidade, Lei de ATHIS e Lei n° 13.465. O curso contará com a contribuição de professores das áreas de Arquitetura e Urbanismo, Serviço Social, Geografia, Engenharia, Ciência Política e Direito. Será desenvolvido em dois semestres do ano 2024 e compreenderá aulas, oficinas e rodas de conversa. O primeiro semestre incluirá aulas expositivas, complementadas por oficinas sobre os conteúdos apresentados e rodas de conversa com atores urbanos diversos (representantes do Executivo e Legislativo de Niterói, Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Ministério Público, movimento popular e academia). No segundo semestre, será realizado Diagnóstico Popular da comunidade Tenente Jardim, palestras e rodas de conversa sobre direito à cidade e à moradia e oficinas sobre impressões e aprendizados.