Da teoria à prática: as contribuições da Linguística para o ensino de gramática
Enviar um e-mail
Coordenador :
Juliana Barros Nespoli
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
401724.2258.272503.07022024
Departamento/Setor:
GLC
Área Temática :
Educação
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Pretende-se ter como público-alvo deste projeto alunos de Licenciatura ou Pós-Graduação em Letras, professores de língua já atuantes no ensino básico, pedagogos ou estudantes de pedagogia e membros da comunidade em geral que tenham curiosidades acerca da linguagem, da gramática e da educação.
Local de atuação:
Instituto de Letras - UFF
Objetivo
Objetivo geral: contribuir para as transformações nas Instituições de Ensino Superior, nas escolas de Educação Básica e na sociedade como um todo no que diz respeito às atualizações necessárias quanto ao ensino de gramática. Objetivos específicos: 1.Divulgar a Linguística como uma alternativa de base científica para a apreciação dos fenômenos gramaticais na sala de aula de Língua Portuguesa. 2.Colaborar para a capacitação de professores (profissionais de Letras ou pedagogos) já formados que de alguma forma lidam com o conteúdo gramatical em aula. 3.Promover um diálogo mais estreito entre teoria e prática para aqueles que estão em processo de formação no Ensino Superior em Letras. 4.Desenvolver a prática de elaboração de material pedagógico por parte de estudantes em processo de formação, incluindo o aluno bolsista e eventuais voluntários. 5.Disponibilizar propostas pedagógicas atualizadas que possam funcionar como suporte para os que já são atuantes em sala de aula. 6.Atuar na desmistificação de que aula de gramática (e de Língua Portuguesa) é sinômino de estudo de prescrição linguística e de classificações engessadas.
Resumo
Pretende-se ofertar um curso de extensão e realizar encontros semanais com um grupo de alunos extensionistas (bolsista e eventuais voluntários) para um estudo dos aspectos contemplados no curso e para a elaboração e divulgação de propostas pedagógicas. Quanto ao curso, serão organizados encontros semanais com os inscritos na modalidade remota. Esses encontros terão como enfoque as contribuições de teorias diversas para a educação básica por meio de descrições recentes nos níveis morfológico, morfossintático e sintático. Pretende-se abordar as seguintes questões: (i) o que dizem as gramáticas tradicionais acerca do fenômeno gramatical tratado; (ii) como é possível descrever os usos realizados pelos próprios falantes; (iii) que explicações a ciência da linguagem nos oferece sobre esse fenômeno; (iv) de que maneiras os saberes provenientes de diferentes perspectivas da Linguística permitem a construção de conhecimento explícito acerca do referido fenômeno. Quanto às propostas pedagógicas, pretende-se compor um grupo de estudos com os extensionistas - bolsista e eventuais voluntários - através do qual serão discutidos, semanalmente, textos teóricos e serão analisados materiais didáticos a fim de elaborar propostas pedagógicas para diversos fenômenos gramaticais, acompanhadas de planos de aula. Pretende-se desenvolver um site, que deverá ser alimentado ao final do projeto com tais propostas.