Debates sobre o Republicanismo
Enviar um e-mail
Coordenador :
Fabrina Magalhães Pinto
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
401351.2258.78918.01022024
Departamento/Setor:
CHT
Área Temática :
Educação
Tipo:
Programa
Publico Alvo :
Nosso público alvo é os estudantes de graduação e pós graduação, bem como outros pesquisadores e professores que se interessem pelas discussões sobre o republicanismo.
Local de atuação:
Trabalharemos nos campi da UFF em Niterói e em Campos dos Goytacazes (ESR) para os debates e eventos presenciais Também realizaremos encontros on-line que reunirão estudantes, professores e pesquisadores de outras cidades, como Belo Horizonte e São Paulo.
Objetivo
•Discutir os principais ideais sobre o republicanismo com um público vasto de discentes, docentes e pesquisadores na área, para que assim seja formado e disseminado no Brasil uma ampla gama de trabalhos que versem sobre autores como Coluccio Salutati, Leonardo Bruni, Maquiavel, Poggio Bracciolini, Guicciardini, entre tantos outros. •Contribuir para a ampliação de um campo de estudos que já existe mas que ainda é incipiente em nosso país. •Manter os encontros e debates quinzenais que são desenvolvidos no LER (Laboratório de Estudos Republicanos) de forma on-line e aberta a qualquer ingressante, seja ele de dentro ou fora das universidades. •Ampliar o número de seguidores do LER na plataforma do Instagram, para os nossos eventos (presenciais e on-line) contem com um número cada vez maior de inscritos
Resumo
Este projeto tem como objetivo dar prosseguimento às atividades realizadas, desde 2016, pelo LER (Laboratório de Estudos Republicanos), coordenado conjuntamente pelos professores Fabrina Magalhães Pinto, do departamento de História da UFF-PUCG, e Luís Alves Falcão, do departamento de Ciência Política da mesma universidade. O Laboratório de Estudos Republicanos realiza pesquisas sobre o republicanismo moderno em suas diversas dimensões. No centro desses debates estão os conceitos de liberdade da cidade e do cidadão, a virtude, o governo misto, a igualdade e a participação política. Pelo seu caráter interdisciplinar, discutimos as temáticas mais amplas do republicanismo com professores e pesquisadores da área, estudantes de pós-graduação e de graduação, sobretudo nas áreas de filosofia, história, ciência política e letras. O que começou de forma presencial foi ganhando um espaço de discussão cada vez maior com os nossos debates on-line. A proposta pretende, primordiamente, estabelecer um diálogo com a comunidade acadêmica e seu entorno a respeito dos temas que congregam as tradições do pensamento político republicano com os diferentes contextos nos quais elas emergiram e de que modo essas teorias impactam nas democracias atuais. Por exemplo, o significado da atual divisão de poderes com sua origem republicana do governo misto, o Estado de direito e o império das leis, a relaçao fundamental entre igualdade cidadã e liberdade individual. Nesse sentido, a proposta perpassa os limites estritamente acadêmicos a atingem áreas de interesse diretamente relacionadas à cidadania, cujo ponto alto é o conceito de liberdade, profundamente imbricado com os demais citados.