Coordenador : Reiner Olíbano Rosas
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 401180.2258.29381.21022024
Unidade/Órgão Adm.: EGG
Departamento/Setor: GGE
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Professores e alunos das escolas públicas e privadas de primeiro e segundo graus.
Local de atuação: Laboratório de Realidade Aumentada Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense Bloco P - sala 408 Campus UFF Praia Vermelha Av. Gal. Milton Tavares de Souza, s/nº - Campus da Praia Vermelha - Boa Viagem - Niterói/RJ - Brasil - CEP: 24210-346
Objetivo
OBJETIVO GERAL Desenvolver e aplicar um sistema integrado de realidade aumentada capaz de processar e projetar, em tempo real, informações topográficas e hidrológicas criadas em uma caixa de areia. OBJETIVOS ESPECÍFICOS •Compreender as mudanças na superfície da terra através da simulação de processos de erosão e deposição, gerados pelos fluxos de água; •Criar modelos físicos interativos de diversas formas de relevo; •Compreender o movimento da água sobre a superfície do terreno fluindo através de canais e encostas das áreas com topografia mais elevada para as baixadas, lagos e mares; •Desenvolver a noção de bacia hidrográfica como área delimitada topograficamente onde os fluxos de água drenam para um determinado corpo líquido (lago ou mar); •Compreender a construção de mapas topográficos e a utilização de curvas de nível para representar a superfície terrestre; •Criar modelos tridimensionais a partir de mapas topográficos; •Fazer simulações de desastres nnaturias como inundações e deslizamentos.
Resumo
A presente proposta pedagógica está baseada na criação de atividades que aumentem a percepção dos estudantes, fazendo com que a curiosidade natural seja estimulada o que facilita o aprendizado de conteúdos considerados de difícil domínio. Neste contexto, temos como objetivo principal a elaboração de um Sistema Integrado de Realidade Aumentada capaz de processar e projetar, em tempo real, informações topográficas criadas a partir da manipulação de areia. O método consiste em utilizar um software de realidade aumentada capaz de representar, automaticamente, as formas criadas em uma caixa de areia através da projeção de curvas de nível e de faixas altimétricas. A Realidade Aumentada torna o ensino mais dinâmico, possibilitando a observação do comportamento dos fluxos de água sobre as formas do relevo e levando à melhor compreensão dos mecanismos envolvidos nos processos erosivos e nas inundações.