Coordenador : Eduardo Camilo da Silva
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 408995.2247.238132.28072024
Departamento/Setor: NITS
Área Temática : Tecnologia e Produção
Tipo: i equals 0
Local de atuação: Apoiar a construção de um diagnósti co situacional abrangente, identi fi cando pontos de melhoria e oportunidades de oti mização no processo deavaliação operacional e estratégica dos projetos já submeti dos ao MCTI que visam acessar os Incenti vos Fiscais para P&D+I e instrumentos de apoio à inovação,bem como o monitoramento e padronização de potenciais critérios a parti r de uma base de conhecimento, consolidando informações e boas práti casidenti fi cadas ao longo do processo de gestão da avaliação de políti cas e projetos, de modo a subsidiar futuras análises e decisões pelo MCTI na concessão debenefí cios fi scais e aplicação dos instrumentos de apoio à inovação no país.
Objetivo
Objetivo Geral: Apoiar a construção de um diagnósti co situacional abrangente, identifi cando pontos de melhoria e oportunidades de oti mização no processo deavaliação operacional e estratégica dos projetos já submeti dos ao MCTI que visam acessar os Incenti vos Fiscais para P&D+I e instrumentos de apoio à inovação,bem como o monitoramento e padronização de potenciais critérios a parti r de uma base de conhecimento, consolidando informações e boas práti casidenti fi cadas ao longo do processo de gestão da avaliação de políti cas e projetos, de modo a subsidiar futuras análises e decisões pelo MCTI na concessão debenefí cios fi scais e aplicação dos instrumentos de apoio à inovação no país. Objetivos Específicos: - Eliminar o backlog de pareceres avaliati vos dos projetos submeti dos ao MCTI relati vos aos instrumentos de apoio à inovação; - Estabelecer uma Base de Conhecimento construída para identi fi car um padrão nos pareceres e nas propostas submetidas; - Melhorar a efeti vidade do processo de concessão dos instrumentos de apoio à inovação; - Estabelecer mecanismos que possibilitem a avaliação do impacto dos instrumentos de apoio à inovação. Resultados Esperados: Os resultados esperados do projeto são multi facetados e visam aprimorar signifi cati vamente o processo de gestão de processo dos instrumentosde apoio à inovação apoiados pelos MCTI, especifi camente a Lei do Bem. Em primeiro lugar, espera-se uma redução substancial do backlog de pareceresavaliati vos, permiti ndo uma análise mais rápida e efi ciente dos projetos submeti dos ao Ministério. Isso não apenas aumentará a celeridade do processo, mastambém proporcionará maior previsibilidade às empresas, reduzindo o risco de não conformidade e garanti ndo uma abordagem mais consistente na avaliação dos projetos. instrumentos de apoio à inovação, será fundamental para promover uma abordagem mais objetiva e transparente na formulação de opiniões diagnósticas e propostas. Ao estabelecer critérios objetivos e diretrizes claras para os avaliadores, a base de conhecimento ajudará a identificar descompassos entre as percepções dos stakeholders, garantindo uma avaliação mais precisa e equitativa dos projetos. Isso, por sua vez, aumentará a efetividade dos projetos submetidos pelas empresas, melhorando sua qualidade e impacto no ecossistema de inovação. Em última análise, os resultados esperados do projeto incluem não apenas uma melhoria tangível no processo de gestão de processos dos instrumentos de apoio à inovação, mas também um fortalecimento geral do ambiente de inovação no Brasil por meio melhoria do processo de gestão junto à implementação do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (MLCTI). Ao promover uma cultura de transparência, objetividade e eficiência, o projeto contribuirá para criar um ambiente mais propício à colaboração entre setores público e privado, estimulando o desenvolvimento tecnológico e impulsionando a competitividade e o crescimento econômico do país.
Resumo
Apoiar a construção de um diagnósti co situacional abrangente, identi fi cando pontos de melhoria e oportunidades de oti mização no processo deavaliação operacional e estratégica dos projetos já submeti dos ao MCTI que visam acessar os Incenti vos Fiscais para P&D+I e instrumentos de apoio à inovação,bem como o monitoramento e padronização de potenciais critérios a parti r de uma base de conhecimento, consolidando informações e boas práti casidenti fi cadas ao longo do processo de gestão da avaliação de políti cas e projetos, de modo a subsidiar futuras análises e decisões pelo MCTI na concessão debenefí cios fi scais e aplicação dos instrumentos de apoio à inovação no país.