Divulgando Saberes: Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC-UFF)
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Coordenador :
Odara Horta Boscolo
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
401294.2258.161951.25012024
Departamento/Setor:
GBG
Área Temática :
Meio Ambiente
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Corpo docente e discente da UFF, de outras universidades e de escolas públicas e privadas. Público geral em eventos e atividades de empresas que possam nos contatar para colaboração. Comunidades Tradicionais. Além do público geral que acompanhar virtualmente as redes sociais.
Local de atuação:
Por ser um trabalho que é majoritariamente feito online, os materiais são pesquisados e produzidos nas próprias residências dos estudantes, assim como no laboratório do programa ou nas salas de informática de diferentes blocos da UFF. Junto da cobertura dos eventos ocorre numa variedade de locais onde encontra-se o público em geral: escolas (públicas e privadas) de diversos seguimentos, da creche ao ensino médio; universidades; feiras de ciências e nas exposições do Programa Ciências Sob Tendas e do Programa UFF nas Escolas (onde atuamos em parceria em ambos). Além disso, consta a confecção dos jogos e manutenção dos jogos existentes no laboratório do Programa PANC UFF, localizado na Sala 202 do Bloco M no Campus Gragoatá da UFF. A interação do público alvo com tais jogos, no entanto, ocorre em comunidades tradicionais e no público em geral; escolas (públicas e privadas) de diversos seguimentos, da creche ao ensino médio; Universidades; feiras de ciências e nas exposições do Programa Ciências Sob Tendas e do Programa UFF nas Escolas (onde atuamos em parceria em ambos).
Objetivo
1. Identificar as PANC; 2. Produzir jogos didáticos que auxiliem na educação ambiental botânica nas escolas, projetos sociais e demais instituições, somando as maneiras de aprendizado e ampliando o saber e formas de percepção na população em geral; 3. Produzir versões digitais dos jogos que utilizamos para distribuir aos colégios e ao público, permitindo que elas sejam baixadas e impressas para a utilização nesses devidos espaços. Se possível, até mesmo distribuir uma versão física. 4. Fazer a manutenção dos jogos já existentes, visto que estes são muito utilizados e o seu material acaba sendo desgastado com o tempo; 5. Produzir conteúdos em redes sociais sobre diversas temáticas (como cultivo, dados nutricionais, curiosidades, informações botânicas, dentre outros) para ampliar o conhecimento da flora alimentícia alternativa; 6.Atingir uma audiência mais ampla através da divulgação constante e o contato com outras páginas, criando parcerias a fim de divulgar o nosso conteúdo para diferentes públicos-alvo. 7.Divulgar os eventos em que o programa PANC-UFF participa, cobrindo as atividades com fotos, vídeos e legendas explicativas sobre cada momento. 8.Alcançar um número ainda maior de cidadãos através dos eventos em praças, e permitir uma maior interação social entre o programa e a população.
Resumo
Nossos ancestrais usavam cerca de 5.000 tipos de vegetais e atualmente são utilizadas apenas 130 espécies, 95% de nossa alimentação é coberta por apenas 30 vegetais e mais da metade dos nutrientes vem do milho, arroz e trigo. As grandes cidades são abastecidas diariamente pelos mesmos tipos de vegetais destinados a alimentação, o que empobrece nosso cardápio e subvaloriza a biodiversidade. As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) apresentam grande potencial alimentício e podem ter um papel importante como suplemento da dieta alimentar, fonte de renda complementar, fator de redução de impactos ambientais, além de ser uma medida de valorização dos recursos naturais. O projeto prevê divulgação científica por meio de plataformas digitais, a fim de promover a conscientização da comunidade em relação ao uso histórico e tradicional de tais plantas. Visa aproximar a população de conhecimentos da biodiversidade, identificação, cultivo e consumo seguro de espécies de PANC, evidenciando suas propriedades nutricionais e também medicinais. Também está incluída a divulgação de cartilhas e livretos com possibilidade de distribuição produzidos pelo Programa, assim como informações acerca de outras atividades e eventos com participação do programa. Será realizada a produção de jogos didáticos que auxiliem na educação ambiental nas escolas, projetos sociais e demais instituições, somando as maneiras de aprendizado e ampliando o saber e formas de percepção na população em geral. Produzir versões digitais dos jogos que utilizamos para distribuição, permitindo que elas sejam baixadas e impressas. Fazer a manutenção dos jogos já existentes.