Do domicílio à Escola: promovendo a saúde infantil.
Enviar um e-mail
Coordenador :
Maria da Anunciação Silva
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
402431.2258.22736.21022024
Departamento/Setor:
REN
Área Temática :
Saúde
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Envolvidos diretamente com o projeto 10 pessoas, docentes e discentes; indiretamente, público alvo composto por familiares, crianças e trabalhadores de enfermagem.
Local de atuação:
As atividades de educação em saúde serão realizadas nas dependências da UFF, no laboratório de Ensino e nas Unidades Básicas de Saúde em que acontecerão as atividades práticas das disciplinas Enfermagem no Cuidado à Saúde da Criança III, Estágio Supervisionado I e outros espaços de encontro de grupos, em consonância com agendamento pactuado com profissionais das Unidades.
Objetivo
Objetivo geral: Realizar atividades educativas em saúde junto às gestantes, puérperas, mães, crianças e seus familiares, esclarecendo sobre a importância das atividades realizadas pela Puericultura, envolvendo a participação dos familiares na vigilância em saúde infantil. Objetivos específicos: 1) Realizar oficinas de discussão com os participantes do projeto sobre a prática da puericultura pelo enfermeiro, abordando os conhecimentos envolvidos nesta atividade; 2) Propor estratégias educativas para abordar o público alvo do projeto sobre os aspectos relacionados com acompanhamento da puericultura; 3) Realizar abordagens de aconselhamento do público alvo sobre a puericultura, utilizando a caderneta da criança como fonte primordial para a informação, envolvendo os participantes na promoção do cuidado infantil; 4) Orientar gestantes, puérperas e familiares quanto aos cuidados das crianças considerando as suas necessidades específicas de acordo com seu crescimento e desenvolvimento, destacando os aspectos relacionados com a estimulação e a prevenção de acidentes; 5) Refletir com os acadêmicos participantes do projeto as experiências vivenciadas nos encontros educativos realizados, tanto aqueles entre o usuário e acadêmico, quanto os realizados em sala de espera, rodas de conversa, etc. 6) Produzir estudos de revisão sobre os aspectos importantes da puericultura; 7) Elaborar um protocolo de puericultura para a consulta de enfermagem, para subsidiar o ensino e a prática no consultório da UFF e nas unidades básicas de saúde.
Resumo
Projeto favorecerá aos discentes aprimorar competências necessárias para atuar em puericultura, importante ferramenta para a vigilância da saúde infantil. Além disso, atualizará os conhecimentos dos participantes externos sobre a promoção da saúde e prevenção dos agravos mais prevalentes nas crianças. A puericultura se dá com o acompanhamento periódico do crescimento e desenvolvimento das crianças, pela consulta individual e nas atividades educativas. Na consulta de enfermagem identificam-se as necessidades da criança e sua família, fazendo intervenções conforme protocolos, favorecendo o cuidado oportuno e adequado. Nas equipes de saúde da família, vários profissionais participam da puericultura, cabendo ao enfermeiro realizar a educação permanente dos trabalhadores que estão sob a sua supervisão. É importante a existência de protocolos explicitando as atividades de cada profissional. O presente projeto tem como objetivo contribuir com a formação de futuros enfermeiros oportunizando-os mais um espaço para: realizar discussões sobre os conhecimentos necessários para a prática da puericultura; produzir tecnologias para a consulta de puericultura e atividades de grupos educativos com a comunidade e com trabalhadores de saúde; realizar atividades de educação em saúde com grupos de familiares; realizar atividades de educação permanente com grupos de trabalhadores. Espera-se que a implementação deste projeto fortaleça os diálogos entre ensino e os serviços, discentes-docentes, grupos de familiares e de trabalhadores, propiciando a produção de conhecimentos importantes para o desenvolvimento da enfermagem. A infância é uma etapa importante para o desenvolvimento humano e problemas de saúde nessa etapa da vida podem resultar em danos para a vida adulta.