Coordenador : Rodrigo Castro Rezende
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 409443.2247.279107.19082024
Departamento/Setor: CHT
Área Temática : Educação
Tipo: Eventos
Publico Alvo : Difícil mensurar o público-alvo em termos quantitativos. Porém, seria possível imaginar que o perfil dos ouvintes será de estudantes, professores da rede pública, pesquisadores nacionais e internacionais.
Local de atuação: SEMEXT 2024
Objetivo
Como objetivos, traçamos a possibilidade de sempre refletir sobre a importância dos discentes conhecerem o espaço em que as lutas sociais são travadas no plano da realidade palpável, neste caso, através do ensino e da pesquisa. Dessa forma, os objetivos têm por escopo associar o contexto de luta pelas independências da Líbia e de Etiópia e de como enfrentaram o fascismo de Benito Mussolini, em que os alunos voluntários desenvolverão atividades ligadas na fomentação do documentário. As atividades sistematizadas para esse tipo de intervenção têm como objetivo direcionar os estudantes voluntários à reflexão sobre as disputas políticas no Brasil e, ao mesmo tempo, de integrar a Universidade Federal Fluminense à comunidade de maneira geral. Dessa forma, o documentário será submetido a uma apreciação do próprio público em geral, durante a SEMEXT 2024, de modo a que este possa também contribuir com o projeto. Objetivo Geral Compreender como o fascismo em África (Líbia e Etiópia) se desenvolveu, retroalimentando a vida cotidiana, as relações familiares e comunitárias e a identidade cultural nesses países. Objetivos Específicos 1 - Analisar como o Imperialismo em África serviu como um laboratório do que aconteceria na Europa na época do fascismo. 2 – Configurar como o fascismo organizou as relações familiares e comunitárias na África. 3 – Discutir como o fascismo retroalimenta as identidades culturais de seus opositores e influenciou o projeto de país e nação, tanto na Líbia, como na Etiópia. 4 – Preparação dos futuros profissionais da educação para entender e discutir, a partir dos usos de novas tecnologias, a complexidade do continente africano.
Resumo
Este projeto tem como objetivo fomentar um documentário de nome Fascismos em África em um evento, sendo apresentado na SEMEXT 2024. Nesse documentário propriamente dito, será desenvolvido um debate sobre a atuação do fascismo dentro da África, especialmente Líbia e Etiópia. Antes disso, demonstraremos como o Imperialismo alemão e belga na África serviram de laboratório para o que o fascismo e o nazismo fizeram posteriormente na Europa. Essas regiões africanas, Líbia e Etiópia, tiveram seus territórios invadidos pelo ditador fascista Benito Mussolini, a partir de 1935, com a intenção de se construir uma Nova Roma. Tendo isso em mente, esse projeto/evento visará desenvolver entre os estudantes e a comunidade em geral as mazelas promovidas pelo Imperialismo e pelo fascismo no continente africano.