ESCOLA DE INCLUSÃO
Enviar um e-mail
Coordenador :
Fernanda Serpa Cardoso
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
401671.2258.300161.21022024
Departamento/Setor:
GCM
Área Temática :
Educação
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Graduandos e pós- graduandos da UFF e de outras universidades; professores da Educação Básica e do Ensino Superior; Familiares e outros profissionais interessados no tema Educação na perspectiva inclusiva.
Local de atuação:
As oficinas sobre deficiência e cegueira, os atendimentos ao público-alvo sobre dupla -excepcionalidade e cegueira ocorrerão no Espaço Escola de Inclusaõ no Campus Gragoatá. O Minicurso Escola de Inclusão será online. Já a formação dos docentes da UFF será no formato híbrido: online e presencial. Quando presencial, será realizada em alguma sala de aula do Campus Gragoatá, a ser solicitada.
Objetivo
Geral: Proporcionar aos discentes de diversas licenciaturas, alunos de pós-graduação, professores que atuam na Educação Básica, psicólogos, psicopedagogos e familiares in(formações) sobre o desenvolvimento de trabalhos com alunos público-alvo da educação inclusiva. Específico: Promover workshops e oficinas formativos sobre as diversas características dos alunos público-alvo da educação inclusiva por meio digital ou na modalidade presencial. Organizar os encontros do grupo de estudo sobre o tema Dupla Excepcionalidade, que será aberto para alunos de graduação e pós graduação da UFF. Promover um canal de diálogo com os pais de alunos com dupla excepcionalidade (superdotado/autista). Receber professores de alunos cegos e auxiliá-los na construção e disponibilização de materiais a partir não só de suas demandas, mas especialmente de seus alunos. Promover minicursos e oficinas sobre o atendimento a alunos com necessidades específicas para docentes universitários.
Resumo
A LDB propõe, em um dos seus artigos, o atendimento a alunos da educação especial. Entende-se como público alvo da educação especial alunos com deficiência, transtornos e altas habilidades ou superdotação. No entanto, a inclusão, com equidade, de tais alunos nos diversos ambientes escolares tem sido prejudicada pela falta de conhecimento de suas demandas e mais ainda, pela falta de desenvolvimento de metodologias educacionais adequadas. Desta forma, o projeto Escola de Inclusão tem por objetivo central proporcionar atividades de in(formação) para licenciandos da Universidade Federal Fluminense e professores que já atuam na Educação Básica, proporcionando aos atuais e futuros profissionais da educação uma formação acadêmica baseada nos princípios da educação inclusiva, como também para docentes da UFF. A formação será feita pelo planejamento e realização de workshops e oficinas a serem divulgados não só para os graduandos, pós- graduandos e professores, como também para o público interessado no conteúdo a ser discutido, visando a disseminação de conhecimento e desenvolvimento de novas estratégias de atendimento aos alunos público-alvo da educação inclusiva.