Coordenador : Jairo Werner Junior
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 402220.2258.29870.20022024
Unidade/Órgão Adm.: CMM
Departamento/Setor: MMI
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : CRIANÇAS, ADOLESCENTES, JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE PSÍQUICA E SOCIAL
Local de atuação: MEQUINHO E BAIRRO DE SACRAMENTO, A SABER: SEDE DA ESCOLA FANTÁRTICA: MEQUINHO NÚCLEOS COMUNITÁRIOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SAÚDE MENTAL -O centro de referência estará em articulação com Núcleos Comunitários, sendo o primeiro já em execução na comunidade de Sacramento - São Gonçalo.
Objetivo
.1 Gerais - contribuir para a difusão científica e inclusão social , implantando espaço de atividades educacionais, culturais, artísticas e terapêuticas para crianças, adolescentes, jovens e comunidades – incluindo escolas de ensino fundamental e médio – no âmbito do projeto Saudeantar dimensões da saúde mental no isolamento antártico . - contribuir para a coconsrução de saber decorrente da articulação entre o saber popular e o saber técnico; - oferecer acesso a conjunto de atividades integradas educacionais, sociais e culturais no campo da Saúde mental e Inclusão Social de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. 3.2.Objetivos específicos: a)despertar o interesse científico, especialmente sobre a Antártica b) formar recursos humanos da comunidade para empoderar as organizações locais para ampliar a assistência integral a saúde física e mental infanto-juvenil; c)articular e potencializar as ações de ensino, pesquisa e extensão de diferentes departamentos da UFF, voltados para a área materno-infantil; d)ampliar as áreas de estágio para alunos de graduação e pós-graduação; feviabilizar intercâmbio com a rede municipal de saúde e educação, assim como outras instituições.
Resumo
A ESCOLA FANTÁRTICA - NÚCLEO COMUNITÁRIO INTEGRA O PROGRAMA GEAL-UFF E OS NÚCLEOS COMUNITÁRIOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO & SAÚDE MENTAL - NCDH tem como missão contribuir para a difusão científica e inclusão social , implantando espaço de atividades educacionais, culturais, artísticas e terapêuticas para crianças, adolescentes, jovens e comunidades – incluindo escolas de ensino fundamental e médio – no âmbito do projeto Saudeantar dimensões da saúde mental no isolamento antártico (UFF/IPHEM) . A escola Fantártica e os NCDH representam a oportunidade de construção de competências interativas coletivas e individuais visando a criação de rede de apoio e fortalecimento da autonomia das comunidades, no que se refere à conquista e ao acesso a bens sociais, culturais, de saúde, educação e defesa civil, promovendo ações comunicativas de interação entre pares e grupos - voltadas para a identidade e convivência sociais, em perspectiva de paz e solidariedade. O NCDH é Polo de articulação entre o saber técnico e o saber popular no campo do desenvolvimento humano / saúde mental e da defesa de direitos e garantias de acesso a bens sociais e culturais. Um dos principais objetivos é Multiplicar e integrar ações voltadas para a saúde mental e inclusão social de membros da comunidade, particularmente, das faixas etárias mais vulneráveis e prioritárias da população – crianças e adolescentes. Por meio de dois tipos de ações integradas: AÇÕES DE FORMAÇÃO PARTICIPATIVA (AGENTES COMUNITÁRIOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO) e AÇÕES DE CAMPO (EDUCAÇÃO, CULTURA E SAÚDE).