Educação, novas tecnologias e mídias digitais: articulando práxis inovadoras na educação básica
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Coordenador :
Walcéa Barreto Alves
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
402383.2258.273036.21022024
Departamento/Setor:
SSE
Área Temática :
Educação
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
O público-alvo principal são alunos matriculados no segundo segmento do ensino fundamental da Escola Municipal Heitor Villa- Lobos. Os participantes secundários serão professores, gestores, pais e funcionários da escola, que atuarão enquanto colaboradores para realização do projeto, por estarem inseridos e atuarem no cotidiano da escola e junto aos estudantes. O projeto envolverá em sua realização professores e estudantes do ensino superior - graduação e pós-graduação - mediante atuação no desenvolvimento da proposta. Este envolvimento trará contribuições ao processo formativo e de atuação profissional de todos os envolvidos.
Local de atuação:
Escola Municipal Maestro Heitor Villa-Lobos R Salo Brand - Ilha Conceição - Niterói, RJ - CEP: 24050-070 Universidade Federal Fluminense Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n Bloco D Campus Gragoatá Bairro: São Domingos CEP 24210-201
Objetivo
Objetivo principal: - Desenvolver ações e estratégias educacionais a partir do posicionamento crítico-reflexivo do aluno frente ao contexto escolar e ao uso das tecnologias digitais nos processos de ensino-aprendizagem, a partir de uma perspectiva dialógica, em colaboração com a comunidade escolar. Objetivos específicos: •Investigar a relação entre as representações do aluno sobre a interface entre a tecnologia e a educação e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. • Compreender as redes de significação que se configuram no ambiente escolar acerca dos usos e conceitos relacionados às novas tecnologias e mídias digitais no contexto contemporâneo - dentro e fora dos muros da escola. •Pesquisar as possibilidades de modificação das práticas educacionais a partir de uma relação crítico-dialógica com os alunos, em colaboração com os professores, frente ao contexto escolar e à cibercultura. •Investigar as possibilidades da implicação do conceito de reflexividade na concepção do papel do aluno como agente prospectivo de mudança da escola em interface com o uso das tecnologias digitais no contexto educativo. •Investigar os processos interativo-reflexivos entre os participantes da pesquisa no contexto cultural, emocional, simbólico, social e de aquisição de conhecimentos digitais. • Promover ações que busquem a ampliação da participação dos alunos, de modo crítico, nos processos de ensino-aprendizagem, com vistas ao contexto das tecnologias e da cibercultura. . Promover espaços de aprendizagem e letramento digital, ampliando possibilidades de conhecimento e desenvolvimento da cidadania crítica.
Resumo
Este projeto está integrado às ações de ensino, pesquisa e extensão do Núcleo de Estudos em Comunicação e Educação, Etnografia Representações Sociais (NECEERS/UFF). Sua realização está articulada ao projeto de pesquisa: Representações sociais, tecnologias digitais e o contemporâneo: investigando a escola; projeto de ensino: Projetos de trabalho: articulando saberes docentes em interface com a educação básica e projeto de Inovação: Educação e contemporaneidade: tecnologias digitais e inovação nos processos educativos. O foco principal consiste em buscar compreender as redes de significação do ambiente escolar sobre os usos e conceitos relacionados às novas tecnologias e mídias digitais no contexto contemporâneo da cibercultura - dentro e fora da escola. Através da perspectiva dialógica e interdisciplinar, pretende-se desenvolver atividades e práxis inovadoras em interlocução com os alunos da educação básica, em colaboração com professores. O eixo norteador se baseia nos princípios da etnografia. Nessa perspectiva, a partir das falas dos alunos e da observação do cotidiano escolar, buscar-se-á desenvolver ações que venham a promover a construção conjunta e compartilhada de ações educativas que vislumbrem novos horizontes para o processo de ensino-aprendizagem. Pretende-se desenvolver um processo de socialização na construção do planejamento, desenvolvimento e avaliação de práticas educativas que fomentem a participação, a criatividade e a produção de conhecimento. A criação de novas estratégias e produtos a partir dos próprios atores do contexto sócio-educacional é a mola propulsora deste projeto, a fim de se potencializar, para além dos muros da escola, a cidadania crítica, participativa e democrática, visando emancipação e autonomia.