Coordenador : Erika Souza Leme
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 502.1.2024
Departamento/Setor: SSE
Área Temática : Educação
ODS: EDUCACAO QUALIDADE
Tipo: Projeto
Redes sociais: endereco:https://laifeuff.wixsite.com/laife
Objetivo
1 Conhecer e reconhecer o ensino colaborativo como possibilidade de inclusão na sala de aula regular articulando o ensino regular com a educação especial com vistas à educação equitativa 2Articular conexões entre as experiências do cotidiano escolar com os conhecimentos da educação especial na perspectiva da educação inclusiva no âmbito do ensino colaborativo 3 Desenvolver competências do ensino colaborativo de planejamento execução e avaliação do currículo inclusivo com vistas a atender às demandas individuais e coletivas dos educandos 4 Incentivar a participação sistematização registro partilha e diálogo críticoreflexivo dos conceitos apreendidos e aplicados na prática pelos participantes do projeto de extensão
Resumo
O Projeto de extensão Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva culturas políticas e práticas nas escolas está vinculado ao Laboratório de Inclusão Formação Cultural e Educação LaIFE no Departamento Sociedade Educação e Conhecimento SSE do curso da Pedagogia da Universidade Federal Fluminense UFF Visa à formação inicial e continuada de professores da educação básica sob a égide da educação especial na perspectiva da educação inclusiva no âmbito do ensino colaborativo Tal envergadura envolve a colaboração entre universidade a rede municipal de educação de Niterói e a escola a fim de reorganizar o trabalho docente a formação de professores com vistas a compreender os processos de aprendizagem na diferença bem como de criar e fortalecer a rede colaborativa de mobilização de recursos e estratégias que promovam e assegurem a plena inclusão educativa de todos e de cada um dos educandos A consecução do projeto implica na constituição de uma rede colaborativa organizada no âmbito da instituição de ensino uma vez que a colaboração é um processo de resignificação interno que atrela conhecimentos de diferentes áreas envolvendo os professores referência de turma e os especialistasapoio do atendimento educacional especializado AEE Em razão disso o ensino colaborativo demanda tempo disponibilidade e apoioparceria institucional Neste sentido a extensão universitária assume uma dimensão relevante no cenário social como defendido pela Declaração de Salamanca Unesco 1994 p 2 quotno contexto de uma mudança sistêmica programas de treinamento de professores tanto em serviço como durante a formação incluam a provisão de educação especial dentro das escolas inclusivas Esse processo articula as dimensões de ensinopesquisaextensão pela dinâmica de interlocução e retorno bilateral da formação continuada dos profissionais da escola bem como dos universitários pela aproximação com a realidade educacional aprendendo com e não sobre a profissão por estarem juntos pensando planejando e produzindo conhecimento à luz do referencial teórico do ensino colaborativo