Coordenador : Jones Colombo
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 403200.2247.130414.23042024
Departamento/Setor: GAN
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Licenciandos de Matemática, Pedagogia e professores que ensinam Matemática na educação básica e superior.
Local de atuação: Na sala sede do Programa Dá Licença (salas 508 e 510 - Bloco H do Gragoatá), em ambientes virtuais disponibilizados pelo Dá Licença e no Google Meet.
Objetivo
Objetivo geral: Contribuir para formação inicial e continuada de professores interessados em trabalhar com Educação Financeira nas escolas. Objetivos específicos: (i) consolidar um grupo de pesquisa para licenciandos e professores da Educação Básica e Superior; (ii) produzir materiais didáticos para o ensino e a aprendizagem da Educação Financeira nas escolas; (iii) orientar e produzir Trabalhos de Conclusão de Curso de licenciandos em Matemática ou de dissertações e monografias de pós graduandos em Ensino de Matemática; (iv) produzir artigos para periódicos na área de Ensino e Educação Matemática; (v) realizar oficinas para professores, licenciandos e estudantes da Educação Básica.
Resumo
Desde o começo do Século XXI, múltiplos agentes vem se dedicando à produção de conteúdo sobre Educação Financeira, tanto para mídias virtuais quanto para ambientes escolares. Contudo, é necessário questionar os interesses e os objetivos destes profissionais e instituições na formação dos cidadãos. Este projeto originou-se de um grupo de estudos consolidado como uma ação do Programa Dá Licença em 2023, com objetivo de promover discussões sobre a introdução da educação financeira no currículo da educação básica na perspectiva da Educação Matemática. Neste sentido, buscamos discutir as propostas institucionais e governamentais e suas intencionalidades, a produção de materiais didáticos para a escola e a formação de professores capacitados para explorar esta temática com os estudantes. Para 2024, desejamos ampliar as atividades do grupo. Desejamos continuar contribuindo para formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática, investindo em metas próprias: (i) consolidar um grupo de pesquisa para licenciandos e professores da Educação Básica e Superior; (ii) produzir materiais didáticos para o ensino e a aprendizagem da Educação Financeira nas escolas; (iii) orientar e produzir Trabalhos de Conclusão de Curso de licenciandos em Matemática ou de dissertações e monografias de pós graduandos em Ensino de Matemática; (iv) produzir artigos para periódicos na área de Ensino e Educação Matemática; e (v) realizar oficinas para professores, licenciandos e estudantes da Educação Básica.