Educação Humanizadora: a experiência estética no processo de formação
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Coordenador :
Erika Souza Leme
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
402075.2258.103340.18022024
Departamento/Setor:
SSE
Área Temática :
Educação
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Pesquisadores, professores da educação básica, museólogos, graduandos de diferentes licenciaturas e cursos de graduação e sociedade em geral, que se disponham ao engajamento e envolvimento no processo formativo humanizador.
Local de atuação:
Na Faculdade de Educação, Campus Gragoatá e nos espaços culturais de Niterói e do Rio de Janeiro.
Objetivo
1. Articular ações formativas e culturais entre universidade, instituições de cultura e formação de sujeitos para os direitos humanos. 2. Contribuir à formação de subjetividades democráticas e, portanto, inclusivas, por meio de experiências culturais e artísticas, sustentadas por vínculos alteritários; 3. Estabelecer itinerários formativos humanizadores, que dialoguem com a realidade em níveis micro e macro.
Resumo
Este projeto tem como foco atuar junto a estudantes e profissionais do campo da Educação, nos mais diversos espaços, com vistas a desenvolver processos formativos necessários à sensibilização para o desenvolvimento e fortalecimento de subjetividades inclusivas e interculturais, além de uma práxis centrada na Educação Humanizadora. Tendo como base os ideais de valorização da diversidade humana e cultural, de democracia e de Direitos Humanos, busca contribuir à formação de comunidades justas e solidárias. Sob as bases do pensamento de Adorno (2010), Benjamin (1987), Freire (1997, 2000, 2012), Larrosa (2002), sustentamos processos formativos com outros espaços/tempos e experiências culturais e artísticas, amplificando interlocuções e interlocutores. O contato com realidades, especificidades e necessidades humanas diversas oportunizam aos educadores a aquisição de novas percepções, estas enriquecedoras e transformadoras dos processos ensino-aprendizagem. Engajado com processos emancipatórios, este projeto se propõe a pensar os sentidos cultural, social, ético, político, histórico e estético de uma formação humanizadora, portanto, democrática e inclusiva, que converge na direção do SER MAIS, na direção dos objetivos universais (FREIRE, 2012, p. 260), contrapondo-nos à truculência da estética de uma sociedade capitalista, colonialista e patriarcal (SANTOS, 2021, p. 30), que visa corromper ou aniquilar valores e manifestações de lutas e resistências em prol de transformações estruturais da sociedade. Trata-se, portanto, de uma formação que potencializa o contato crítico com a cultura, amplia o leque de experiências, ressignifica o universo educacional e, sobretudo, redimensiona as relações humanas, fortalecendo a capacidade de criar vínculos entre as pessoas e os conhecimentos, primando pela formação-vida.