Educação Midiática no cotidiano dos jovens
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Coordenador :
Adilson Vaz Cabral Filho
Ano:
2024
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo:
409477.2247.49174.23082024
Unidade/Órgão Adm.:
EGA
Departamento/Setor:
PMC
Área Temática :
Comunicação
Tipo:
i equals 0
Local de atuação:
A disciplina visa mobilizar estudantes para a realização de pesquisas em contato com escolas e gestores públicos, realizando relatórios que serão apresentados num evento que consistirá na segunda grande atividade deste projeto. Será determinante para ressaltar pesquisas relevantes em curso, que se aplicam a contextos diversos envolvendo escolas, gestoras(es) públicos, professoras(es) e estudantes em tendências de atuação que buscam contar com e se referenciar nas melhores práticas que relacionam Comunicação e Educação, bem como em sintonia com políticas em construção, relacionadas ao campo da Literacia Midiático-Informacional. Dessa forma, buscamos também contribuir para a formulação de políticas públicas no setor da Educação, em sintonia com a compreensão do papel das mídias e de processos comunicacionais, bem como contribuir com a atuação de gestores de ensino comprometidos com a compreensão mais ampla da Comunicação nos processos educacionais para o fortalecimento da cidadania e de uma expressão cada vez mais autônoma no âmbito das(os) estudantes da Educação Básica.
Objetivo
Geral Promover e visibilizar um amplo mapeamento de pesquisas em Educação Midiática no âmbito do PPGMC e interlocuções com outros centros de pesquisa no Brasil e no exterior. Específicos - Caracterizar aplicações em curso no âmbito das pesquisas realizadas no PPGMC e contribuições de centros de pesquisa de referência no Brasil e no exterior; - Visibilizar tendências e perspectivas na atuação em pesquisa de Educação Midiática, na compreensão da obtenção da meta 4.7 do objetivo 4, Educação de Qualidade, a saber (https://brasil.un.org/pt-br/sdgs): Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável. - Dessa forma, envolver alunos e professores de escolas públicas, bem como as comunidades do entorno no processo de compreensão da produção midiática e informacional e seus efeitos no cotidiano, com o propósito de promover a participação cidadã e o desenvolvimento social em uma perspetiva de justiça social que envolva também a apropriação social das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
Resumo
A disciplina visa mobilizar estudantes para a realização de pesquisas em contato com escolas e gestores públicos, realizando relatórios que serão apresentados num evento que consistirá na segunda grande atividade deste projeto. Será determinante para ressaltar pesquisas relevantes em curso, que se aplicam a contextos diversos envolvendo escolas, gestoras(es) públicos, professoras(es) e estudantes em tendências de atuação que buscam contar com e se referenciar nas melhores práticas que relacionam Comunicação e Educação, bem como em sintonia com políticas em construção, relacionadas ao campo da Literacia Midiático-Informacional. Dessa forma, buscamos também contribuir para a formulação de políticas públicas no setor da Educação, em sintonia com a compreensão do papel das mídias e de processos comunicacionais, bem como contribuir com a atuação de gestores de ensino comprometidos com a compreensão mais ampla da Comunicação nos processos educacionais para o fortalecimento da cidadania e de uma expressão cada vez mais autônoma no âmbito das(os) estudantes da Educação Básica.