Coordenador : Alexandre Farbiarz
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 409604.2247.49228.23082024
Unidade/Órgão Adm.: EGA
Departamento/Setor: GCO
Área Temática : Comunicação
Tipo: i equals 0
Local de atuação: Como parte do Programa “Fomento da Educação Midiática no cotidiano dos jovens”, que tem por objetivo geral promover e visibilizar um amplo mapeamento de pesquisas em Educação Midiática no âmbito do PPGMC e interlocuções com outros centros de pesquisa no Brasil e no exterior, vamos formular a disciplina extensionista 'Educação Midiática no cotidiano dos jovens', para professoras(es) integrantes do Programa. Na sequência, vamos organizar e realizar o evento 'Educação Midiática no cotidiano dos jovens', com os participantes da disciplina e trazendo pessoas pesquisadas para apresentação de seus relatos, bem como especialistas de referência da área. A partir do evento, publicaremos o livro 'Educação Midiática no cotidiano dos jovens', com artigos das(os) integrantes do evento. Neste sentido, pretendemos atender ao segundo objetivo específico de nosso Programa, que é visibilizar tendências e perspectivas na atuação em pesquisa de Educação Midiática, na compreensão da obtenção da meta 4.7 do objetivo 4, Educação de Qualidade, (https://brasil.un.org/pt-br/sdgs): envolver alunos e professores de escolas públicas, bem como as comunidades do entorno no processo de compreensão da produção midiática e informacional e seus efeitos no cotidiano, com o propósito de promover a participação cidadã e o desenvolvimento social em uma perspetiva de justiça social que envolva também a apropriação social das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
Objetivo
Geral Promover e visibilizar um amplo mapeamento de pesquisas em Educação Midiática no âmbito do PPGMC e interlocuções com outros centros de pesquisa no Brasil e no exterior. Específicos - Caracterizar aplicações em curso no âmbito das pesquisas realizadas no PPGMC e contribuições de centros de pesquisa de referência no Brasil e no exterior; - Visibilizar tendências e perspectivas na atuação em pesquisa de Educação Midiática, na compreensão da obtenção da meta 4.7 do objetivo 4, Educação de Qualidade, a saber (https://brasil.un.org/pt-br/sdgs): Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, envolver alunos e professores de escolas públicas, bem como as comunidades do entorno no processo de compreensão da produção midiática e informacional e seus efeitos no cotidiano, com o propósito de promover a participação cidadã e o desenvolvimento social em uma perspetiva de justiça social que envolva também a apropriação social das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
Resumo
Como parte do Programa “Fomento da Educação Midiática no cotidiano dos jovens”, que tem por objetivo geral promover e visibilizar um amplo mapeamento de pesquisas em Educação Midiática no âmbito do PPGMC e interlocuções com outros centros de pesquisa no Brasil e no exterior, vamos formular a disciplina extensionista 'Educação Midiática no cotidiano dos jovens', para professoras(es) integrantes do Programa. Na sequência, vamos organizar e realizar o evento 'Educação Midiática no cotidiano dos jovens', com os participantes da disciplina e trazendo pessoas pesquisadas para apresentação de seus relatos, bem como especialistas de referência da área. A partir do evento, publicaremos o livro 'Educação Midiática no cotidiano dos jovens', com artigos das(os) integrantes do evento. Neste sentido, pretendemos atender ao segundo objetivo específico de nosso Programa, que é visibilizar tendências e perspectivas na atuação em pesquisa de Educação Midiática, na compreensão da obtenção da meta 4.7 do objetivo 4, Educação de Qualidade, (https://brasil.un.org/pt-br/sdgs): envolver alunos e professores de escolas públicas, bem como as comunidades do entorno no processo de compreensão da produção midiática e informacional e seus efeitos no cotidiano, com o propósito de promover a participação cidadã e o desenvolvimento social em uma perspetiva de justiça social que envolva também a apropriação social das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).