Coordenador : Carla Ferreira Farias Lancetta
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 402186.2258.50259.21022024
Unidade/Órgão Adm.: CMB
Departamento/Setor: MMO
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Qualquer pessoa que tenha acesso à internet e utilize a rede social através do Instagram.
Local de atuação: O projeto continuará sendo realizado através da plataforma digital Instagram para a realização de divulgação científica de diferentes conteúdos que envolvam Embriologia.
Objetivo
•Manter o perfil do Instagram EmbrioON ativo e com publicações semanais. •Fazer com que o EmbrioON represente um perfil de informações, divulgação científica e educação sobre diferentes temas relacionados a reprodução e ao desenvolvimento embrionário. •Divulgar através da página criada informações científicas sobre os sistemas reprodutores feminino e masculino, métodos contraceptivos, gravidez, aleitamento materno, infecções sexualmente transmissíveis, desenvolvimento embrionário, técnicas de reprodução assistida e malformações congênitas. •Divulgar informações claras e verdadeiras, diminuindo a propagação de fake news. •Divulgar novidades na área de desenvolvimento embrionário, técnicas de reprodução assistida e malformações congênitas. •Mostrar através das informações a relação existente entre embriologia – informação - educação em saúde. •Divulgar as campanhas de conscientização na área da saúde •Estimular a prevenção e a procura de profissionais capacitados para as diferentes patologias abordadas no perfil do EmbrioON.
Resumo
A Embriologia é uma disciplina de grande complexidade e diante disso, mostra-se um desafio tanto para docentes quanto para discentes. Com a implementação do ensino remoto emergencial, fez-se necessária a utilização de novas abordagens educativas a partir de recursos tecnológicos que pudessem favorecer o aprendizado e a compreensão de diferentes conteúdos. Esta nova realidade que a pandemia impôs, nos permitiu uma importante reflexão e consequentemente uma constatação da necessidade de informações fidedignas no que se refere ao corpo humano ao desenvolvimento embrionário. A falta de informação ou a informação equivocada pode prejudicar a saúde dos indivíduos, uma vez que dificultam o conhecimento de seu corpo, aumentando assim a taxa de doenças, como as infecções sexualmente transmissíveis (IST) e dificultando a prevenção de diferentes patologias, que podem comprometer o desenvolvimento embrionário. Portanto, temos como objetivo deste projeto, continuar levando informações corretas, com uma linguagem simples e de fácil entendimento sobre os assuntos relacionados aos sistemas reprodutores, métodos contraceptivos, gravidez, infecções sexualmente transmissíveis, técnicas de reprodução humana, desenvolvimento embrionário, malformações congênitas, prevenção de doenças e algumas patologias raras a todas as pessoas que acessarem nosso perfil EmbrioON na plataforma digital Instagram.