Coordenador : Elaine Alves Santos Melo
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 683.1.2024
Departamento/Setor: GLC
Área Temática : Educação
ODS: EDUCACAO QUALIDADE
Tipo: Projeto
Redes sociais: endereco:@gesintuffendereco:https://gesint.uff.br/endereco:https://gesint.uff.br/fabricas-de-gramaticas/
Objetivo
1 Oferecer aos docentes em formação e formação continuada conhecimentos que permitam reconstruir as suas práticas pedagógicas 2 Estabelecer parceria entre o mundo acadêmico e a sociedade por meio da continuação de um trabalho iniciado em 2022 e 2023 reconhecendo as necessidades de comunidades diversas no RJ e no Brasil 3 Estimular a pesquisa de novas metodologias de ensino de Língua Portuguesa que concebam o aluno como centro do processo de aprendizagem 4 Promover o diálogo entre a universidade e a educação regular 5 Disponibilizar para a comunidade externa à Universidade Federal Fluminense os produtos do projeto por meio do repositório Fábricas de Gramáticas
Resumo
Este projeto visa atuar na Formação continuada dos docentes de Língua Portuguesa vinculados às escolas públicas e privadas da educação básica nacional Esses professores lecionam na educação regular e na Educação de Jovens e Adultos perfazendo o período letivo do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio O objetivo é levar aos professores cursos organizados da seguinte forma i em 20251 2026 1 e 20271 cursos online síncronos acerca das contribuições da Teoria Gerativa para o ensino de gramática ii em 20252 20262 e 20272 oficinas presenciais compostas por aulas práticas sobre a criação e a utilização de materiais manipuláveis no ensino de sintaxe a partir da Teoria Gerativa iii ao longo dos três anos do projeto todas as propostas de atividades desenvolvidas para o ensino de sintaxe que forem sistematizadas serão disponibilizadas aos cidadãos brasileiros por meio do Repositório Fábricas de Gramáticas no site httpsgesintuffbrfabricasdegramaticas As oficinas serão oferecidas por alunos que serão devidamente acompanhados ao longo de todo o projeto pela equipe docente Esses alunos também acompanharão o curso síncrono a fim de desenvolver a prática de elaboração das atividades para públicos heterogêneos como o é aqueles que integram turmas onlines nas atividades de extensão Tais ações serão realizadas a partir dos embasamentos teóricos trabalhados nos encontros semanais com a orientadora e obrigatoriamente terão a Metodologia Ativa e o uso de materiais manipuláveis como fundamentos para a construção e exposição das atividades propostas Toda a organização do repositório que inclui elaboração de manual captação de imagem publicação no site também será realizada pelos alunos bolsistas sob a orientação da docente Elaine Alves Santos Melo Nesse sentido o projeto contempla o ensino a extensão pois atinge a comunidade externa à Universidade Os seus resultados serão publicados em artigos científicos bem como disponibilizados no relatório técnico final